jan 05, 2021

101 ideias para você postar nas redes sociais em 2021

Preparar conteúdo para as publicações nas redes sociais pode ser uma tarefa difícil e demorada. Principalmente depois que você entrou em uma rotina para gerir o seu negócio. 

Se você está tendo dificuldade para realizar suas publicações, acredita que não está tendo resultado ou até deixou de olhar a rede social do seu negócio, você vai adorar este material! 

Preparamos uma lista de sugestões de conteúdo para você publicar nas redes sociais. Sugestões? Isso mesmo, cada conteúdo deve ser individual e criado de forma personalizada para o seu público ou negócio. Você já deve ter lido em nossos materiais que uma boa estratégia de conteúdo se inicia pela definição da persona de marketing do seu negócio (caso não tenha ideia do que estamos falando, leia “Como criar personas em 4 etapas para seu marketing “).

Abaixo você vai encontrar uma lista completa de 101 ideias de conteúdo sobre o que postar nas redes sociais. Preparamos também sugestões para você utilizar em conjunto com o Calendário de Conteúdo para Mídias Sociais 2020.

Agora ficou simples! Programe-se com nossos Calendários e use esse material como orientação para criar conteúdos de resultado e que geram engajamentos reais.

 

B2B, B2C, B2E, B2G…? Essas 100 ideias funcionam para tudo?

Ao longo dos anos, utilizamos essas e outras ideias com diferentes tipos de persona. Com todas conseguimos obter ótimos resultados. A chave para o sucesso aqui é esquecer por um segundo o negócio e focar na persona. Mesmo vendendo propulsores para foguete ou polidores de prata você vai acabar chegando à seguinte conclusão. Antes de se interessar por produtos ou serviços, as pessoas se interessam por outras pessoas.

Quer você seja um corretor de imóveis postando no LinkedIn, uma mãe blogueira postando no Instagram ou um criador de conteúdo publicando no YouTube, esta lista de ideias funcionará perfeitamente para o seu negócio. 

Obviamente, você precisará personalizar o conteúdo para se adequar à identidade da sua marca e à persona de marketing ideal com quem irá se comunicar. Em nosso website, você irá encontrar uma coletânea de conteúdos com informações valiosas sobre como personalizar sua comunicação e se aprofundar na criação de conteúdo ideal para o seu negócio. Se, após ler este material, ainda ficar com dúvida ou descobrir que precisa de ajuda para o desenvolvimento da comunicação do seu negócio, nos envie uma mensagem.

 

101 sugestões para criação de conteúdo em redes sociais

As sugestões para criação de conteúdo foram separadas em 10 categorias para facilitar o seu uso. 

 

  • Fotos e Vídeos;
  • Seja o Especialista;
  • Faça uma Pergunta
  • Seja Pessoal 
  • Assuntos Oportunos
  • Seja Inspirador
  • As coisas que você ama
  • Hashtags para o dia a dia
  • Compartilhe o amor
  • Promova-se

 

Fotos e Vídeos

Para iniciar, precisamos falar sobre fotos e vídeos. Você já deve ter escutado que fotos bem trabalhadas conseguem um melhor engajamento para a rede social, mas o que talvez não tenha escutado é que 84% dos brasileiros assistem vídeos em dispositivos móveis diariamente. Ter uma boa estratégia de vídeo para sua comunicação deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação. Separamos dois conteúdos para você se aprofundar mais na criação de conteúdos em vídeo.

 

 

A maioria das sugestões que separamos a seguir podem ser convertidas em um bom vídeo ou em uma foto espetacular. Tenha em mente que sua estratégia irá precisar de vídeos e fotos para se destacar. As 12 primeiras ideias foram separadas para ajudarem você a pensar fora da caixa.

 

  1. Antes e depois

Essa simples comparação funciona muito bem, porque as pessoas adoram uma boa transformação. De uma simples mudança na organização do armário a uma complexa reforma em um edifício, o antes e depois irá funcionar de forma fantástica.

Seja da mudança de uma marca, redesenho de um site ou de um novo prato de comida, o importante é que a transformação seja bem visual. Se você tem que explicar a foto da transformação, é melhor pensar duas vezes antes de postar.

Atenção! Antes de sair publicando postagens de antes e depois, verifique se o seu conselho de classe ou segmento de mercado possuem alguma restrição para o uso. Como exemplo temos a Odontologia, que, com a resolução 196/2019, liberou o uso do “antes e depois” que anteriormente era proibida para a classe.

 

  1. Use as mãos

Calma, ainda vamos seguir o distanciamento social. Você não precisa sair tocando em ninguém.

Queremos apenas praticidade. Segure o produto ou o objeto com a própria mão enquanto fotografa ou filma. Ser prático significa tirar uma foto segurando um objeto na mão.

É super simples! Siga os exemplos abaixo.

 

 

Você pode brincar também com os fundos, mas fique atento para o fundo não estar muito poluído de detalhes e sempre respeite a profundidade de campo.

 

  1. Vídeo de unboxing

Não adianta, a maioria das pessoas assiste a um vídeo no YouTube ou em outras plataformas antes de comprar um produto ou serviço.

O vídeo de unboxing é basicamente um vídeo de uma pessoa tirando um produto de sua embalagem. Não existe limite para eles, apesar de serem mais vistos mostrando pessoas desempacotando eletrônicos ou brinquedos.

O vídeo de unboxing é uma oportunidade valiosa para você falar da embalagem do seu produto, das qualidades do produto, suas funcionalidades e principalmente da facilidade de uso. Com o aumento das compras on-line esse é o momento ideal para você criar o seu unboxing.

 

  1. Captura de tela

Para uma postagem de captura de tela, você precisa apenas tirar uma captura de tela ou uma foto da tela do trabalho que está realizando, de uma outra publicação do Twitter, de um projeto, entre outras ideias.

Uma captura de tela é uma ótima maneira de aproveitar postagens só de texto com um apelo visual ou realizar uma postagem de algo que não tem um apelo visual tão interessante. 

 

  1. Demonstração

Um vídeo demonstrando algo é uma maneira fantástica de se posicionar como um especialista e fornecer valor excepcional para o seu público.

Você pode criar um vídeo demonstrando como usar um determinado produto relacionado ao seu negócio, ou pode gravar a tela do seu computador enquanto demonstra como realizar uma determinada tarefa ou usar um software.

A dica para esse tipo de vídeo é se aprofundar na funcionalidade. Se for preciso, fracione a explicação em mais de um vídeo. Vídeos muito longos e que apenas dão uma olhada superficial no produto são rapidamente esquecidos.

 

  1. Estilo “Selfie” amigável

Você pode estar se perguntando o motivo da palavra selfie estar entre aspas. O que queremos aqui é uma foto tirada com estilo selfie, mas que pode ser tirada por outra pessoa. 

O que tem importância aqui não é a produção ou a qualidade da foto. Precisamos de uma foto que aproxime as pessoas, que tenha naturalidade e mostre o lado humano sem máscaras. 

Aqui você não precisa colocar sua vida pessoal em exibição, mas como falamos no início do texto: “pessoas se interessam por pessoas”. Elas precisam de um rosto para se identificarem. Em alguns casos, precisam de uma pessoa bem sucedida e, em outros, apenas saber que você também passa por dificuldades.

Uma simples foto chegando de manhã na empresa, dando uma pausa para o café com os colegas de trabalho ou recebendo visita de um cliente já é suficiente.

 

  1. Solicitação de legenda

Compartilhe uma foto inusitada, que gere interesse e peça para as pessoas comentarem. Aquela legenda engraçada ou criativa pode salvar o dia na rede com muitos envolvimentos.

 

  1. Vá para os bastidores

Aquele laboratório legal no consultório, aquela máquina fantástica da empresa ou uma horta acolhedora com produtos frescos do restaurante. Mostre aos seus fãs como são os bastidores do seu negócio. 

Esse tipo de conteúdo irá aproximar o público da sua empresa.

 

  1. O quadro branco

Você já deve ter visto na rede social do seu restaurante favorito uma postagem bem descolada com uma lousa onde se pode ler uma frase de efeito ou um cardápio do dia.

É isso o que queremos com essa postagem. Compre uma lousa, quadro branco ou até mesmo aqueles quadros com letras. Escreva uma frase, uma meta para o dia, um resultado, entre outras coisas, e tire uma foto. Pronto, sua postagem vai engajar muito mais do que uma simples frase motivacional feita no computador.

 

  1. Espiada

Apresente para o público uma prévia, uma “espiada” do trabalho que está realizando no dia ou do produto que irá lançar. 

Compartilhe uma captura de tela do seu computador, tire uma foto de uma nova arte ou receita que você está criando, grave um pequeno vídeo visitando a casa que você está prestes a listar ou crie uma história no Instagram compartilhando atualizações da conferência que você está participando.

Envolva o público em uma mistura de entusiasmo com expectativa e aproveite!

 

  1. Faça uma declaração

Posicionamento é um dos pontos cruciais para que as pessoas se identifiquem com marcas. Aproveite frases de camisetas, canecas de café, um cartaz  com uma frase de engajamento ou divertida.

Tire uma foto e aproveite. Entre na onda do dia de Star Wars ou se engaje em uma causa, como a proteção das florestas.

 

  1. Procure um novo ângulo

O Instagram é famoso por fotos “planas” tiradas de cima. Você pode abordar esse ângulo para alimentos, moda, desenhos, conjunto de produtos, entre outros itens.

Se você tiver uma hamburgueria, coloque os ingredientes de um lanche sobre a bancada e tire um foto. Ou, se você é um vendedor de carros seminovos, coloque as chaves de diferentes modelos ao lado de um café e do seu cartão e convide as pessoas para irem até a loja.

 

Seja o Especialista

 

O conteúdo é o que move as pessoas em meio a milhares de contas de usuários e empresas nas redes sociais. É preciso proporcionar valor sempre.

A maneira mais simples de proporcionar valor é compartilhando dicas e conteúdos úteis a respeito do seu negócio. Sim, do seu negócio. Aproveite o fato de você saber tudo sobre seu segmento e compartilhe informações sobre produtos, serviços e o próprio mercado.

Esse tipo de postagem funciona bem como conteúdo de vídeo, porém, se você não se sentir confortável com o vídeo, trabalhe com fotografias para engajar mais.

 

  1. Artigo da Indústria

Compartilhe um artigo educacional ou informativo relacionado ao seu produto ou serviço e crie relevância para seus diferenciais dentro do seu setor.

Esse tipo de publicação funciona muito bem com o LinkedIn e o Twitter. Aproveite para usar um blog como origem das informações de texto.

 

  1. Responda a um FAQ

Todo negócio recebe algumas dúvidas ou solicitações. Liste as principais e as coloque em uma publicação com a suas respostas.

Se algumas pessoas fizeram a mesma pergunta, é mais do que provável que haja mais pessoas em seu público que se beneficiariam com a resposta.

 

  1. Ask Me Anything (AMA)

Faça uma postagem anunciando que as pessoas podem perguntar qualquer coisa a você pelos próximos 30 minutos.

Frequentemente, um AMA aberto resulta em nenhuma pergunta, então dê o primeiro passo e dê ao seu público um tópico específico ou um exemplo de pergunta que ele possa fazer. Algumas ferramentas de agendamento de publicações possuem uma opção de publicar a postagem com um primeiro comentário. Aproveite e use.

Isso também funciona muito bem como uma transmissão de vídeo ao vivo e você pode responder às perguntas das pessoas em tempo real.

 

  1. O que estamos fazendo para ir bem?

2020 foi um ano complicado para muitos negócios devido ao COVID-19. Durante esse período, muitas empresas e profissionais compartilharam o que estavam fazendo para saírem da crise ou lidarem com as mudanças de mercado. 

Compartilhar o que está funcionando cria relevância e apresenta conteúdo útil para os clientes.

Um corretor de imóveis pode, por exemplo, compartilhar quais técnicas está usando para decorar um imóvel para a venda ou falar dos formatos de imóveis que estão tendo um melhor valor de mercado para a compra no momento.

 

  1. Especialista em destaque

Mostrar que tem conhecimento é importante, mas ser reconhecido como referência por outro profissional é melhor ainda. Compartilhe um artigo, podcast, vídeo, programa de TV, evento do setor, entre outros em que você aparece como referência sobre o seu segmento de atuação.

 

  1. Vencedor do prêmio

Compartilhe um prêmio ou elogio que você ou sua empresa tenham recebido. A relevância do prêmio também é muito importante. Fique longe de falsas premiações que cobram apenas para entregar prêmios sem o devido processo de mérito.

 

  1. Vídeo de instruções

Compartilhe um vídeo detalhando as etapas de como fazer algo muito específico que agrade ao seu cliente ideal.

Esse vídeo se difere do “demonstração”pela atividade. O ideal aqui é apresentar algo relacionado com seu serviço ou produto, mas que não esteja ligado diretamente a ele.

Por exemplo, se você vende carros, um vídeo de demonstração poderia descrever os diferenciais de um modelo de carro ou de como dirigir o carro de forma mais segura. Um vídeo de instrução iria apresentar dicas para viagem de carro pelo litoral.

Se você é um fotógrafo de casamentos, um exemplo de vídeo de instrução poderia ser um passo a passo de como criar uma cabine de fotos dentro do orçamento para uma recepção de casamento.

Como o vídeo pode ser relacionado ao seu produto ou serviço, sem ser diretamente sobre ele, esse pode ser produzido por um terceiro. O importante para esses casos é ter autorização e se certificar de que está dando o devido crédito ao criador do vídeo.

 

  1. Coaching ao vivo

Você trabalha com coaching ou participa de processos de coaching na empresa? Então, essa ideia é para você.

Primeiro, faça uma postagem oferecendo uma sessão de coaching ao vivo gratuita para a pessoa que primeiro comentar na postagem. Você pode oferecer conselhos gratuitos, conduzir uma auditoria, responder a perguntas, entre outros assuntos.

Depois de selecionar a pessoa, combine com ela e comunique na sua rede social o dia do coaching ao vivo. Fazendo assim, você aproveita a ferramenta de chamada ao vivo das redes sociais e fica com o vídeo salvo depois.

Se preferir, você pode salvar o coaching e publicar na data desejada.

 

  1. Erros comuns

Compartilhe um erro que você percebe que seus clientes ou concorrentes estão realizando, contudo, fique atento. O objetivo da postagem não é levar luz ao erro, mas sim falar de como evitar ou corrigir o problema. Tenha sempre em mente o lado positivo da rede social e evite atacar outras marcas e empresas.

 

  1. Fato importante do mercado

Todo segmento realiza pesquisas e relatórios setoriais feitos pela mídia ou por instituições e associações de classe. Aproveite para divulgar um número específico para o mercado. 

Os clientes dão muita credibilidade para marcas e pessoas bem informadas. Divulgue essas informações em formato conta-gotas. Apenas lembre-se de informar a data e origem dos dados.

 

  1. Infográfico

Para segmentos com muitos dados técnicos, processos complicados ou com uma quantidade grande de números, o infográfico é uma ferramenta fantástica.

O infográfico transforma processos e números complicados em lindas ilustrações.

 

  1. Dica para economizar tempo

Não conhecemos ninguém que não esteja interessado em economizar tempo. 

Aproveite essa demanda e concentre algumas postagens falando sobre como as pessoas podem economizar tempo no trabalho ou até mesmo através do uso do seu produto.

 

  1. Dica para economizar dinheiro

O segundo item depois de tempo é a economia de dinheiro. Publique conteúdos de como economizar dinheiro em uma compra de mercado, na compra de um produto ou através de um serviço.

 

  1. Hack rápido

Podemos chamar de Hack um atalho para transpor atividades mais complicadas ou de alta complexidade.

Por exemplo, meus clientes lutam para aumentar o tráfego do site de uma forma que não consuma todo o seu tempo.

Eu poderia ajudar a resolver esse problema compartilhando um vídeo com o passo a passo do meu hack simples para obter mais tráfego no Instagram. 

 

  1. Resolva um problema

Você tinha um problema atrapalhando seu negócio, mas descobriu uma solução que acabou com ele. O mesmo problema que você teve deve ser o problema de uma parcela do seu público. Publique como você lidou com o problema e como você o solucionou.

 

Faça uma Pergunta

 

Buscar engajamento é a grande meta de todo conteúdo em redes sociais e uma das estratégias mais úteis para se alcançar esse objetivo é através das perguntas.

Na verdade, quando se conquista um relacionamento com os fãs, as perguntas começam a gerar engajamento de forma consistente. Outro ponto interessante é que, quando estamos criando nossas personas de marketing, uma das principais atividades é escutar as pessoas. Aproveite a oportunidade de usar perguntas para melhorar suas personas de marketing.

Abaixo estão algumas sugestões para o tipo de perguntas que você pode criar. Em nosso Calendário de Conteúdo você também irá encontrar mais de 120 perguntas para utilizar em sua rede social.

 

  1. Faça uma votação

Teste novas ideias com seu público, postando uma votação. Aproveite a oportunidade para descobrir que conteúdos terão maior engajamento.

Por exemplo, “Estou pensando em criar um novo e-book. Sobre qual tópico você gostaria de aprender mais? ” Em seguida, liste 4 ou 5 opções para seu público escolher.

O Facebook tem um recurso de votação que você pode usar ao fazer uma atualização de status e o Instagram tem um recurso de votação dentro do stories.

 

  1. Solicitar Feedback

Se você não tiver certeza de qual direção tomar com a criação de conteúdo ou se tem dúvidas a respeito de um serviço ou produto, peça feedback! 

Perguntar é a maneira mais barata de evitar um lançamento de produto fracassado ou a perda de tempo na criação de um eBook

 

  1. Peça previsões

Pedir uma previsão estimula o diálogo e também ajuda na definição do perfil das pessoas, mas use com cautela. Evite temas que possam gerar um posicionamento seu ou da empresa que não deseja divulgar ou que não tenha definido ainda. 

Por exemplo, se você trabalha com alimentos e na receita deles são utilizados produtos “transgênicos”, evite qualquer pergunta que force seu público a se posicionar contra ou a favor. Uma forma interessante seria perguntar  “Quem você acha que vai ganhar o Masterchef?”

 

  1. Isso ou Aquilo

Simplicidade, utilize perguntas simples e de conhecimento geral. Essa é a chave para que algumas perguntas funcionem.

Você não precisa de uma longa introdução, simplesmente liste dois itens e deixe o debate se desenrolar.

Alguns exemplos são: “Chá ou café?”, “Pepsi ou Coca?”, “Salgado ou doce?”.

 

  1. Você prefere …

Essa opção pode ser utilizada tanto para relacionar seus produtos e serviços como também para gerar engajamento.

Por exemplo, “Você prefere ter Starbucks grátis por um ano ou iTunes grátis por toda a vida?”

 

  1. Se você pudesse …

Estimular a imaginação dos fãs é muito interessante. A pergunta que inicia por “Se você pudesse…” pode estimular ótimos diálogos.

Por exemplo, “Se você pudesse comer apenas uma coisa pelo resto de sua vida, o que seria?”, “Se você pudesse escolher um dos nossos produtos para ganhar, qual seria?”.

 

  1. Qual é o seu favorito….

Todos têm orgulho das escolhas que realizam. Convide seus fãs para compartilharem suas escolhas.

Faça seu público comentar com perguntas simples como “Qual é o seu restaurante favorito?” ou “Qual é o seu filme favorito de todos os tempos”?

 

  1. Preencha o espaço em branco

Outro formato de pergunta que pode ser utilizado é o para ser completado pelo público.

Essas perguntas são fáceis de adaptar ao seu negócio e geram engajamento.

Por exemplo, um nutricionista ou personal trainer podem postar, “Preencha o espaço em branco: meu podcast favorito sobre saúde e bem-estar é ________________”. 

 

Seja Pessoal 

 

A profundidade do relacionamento que a sua marca terá com seu público alvo é diretamente proporcional ao nível de intimidade de suas publicações.

Entendemos que muitas empresas ainda buscam uma comunicação mais corporativa, mas, nos dias de hoje, essa comunicação não é suficiente para sustentar a imagem de uma marca em um ambiente com comunicação bidirecional. Essa postura na verdade gera um distanciamento do seu público e abre espaço para a concorrência. 

As pessoas cobram um envolvimento maior e um posicionamento claro sobre questões ambientais, sociais e governamentais.

Tenha em mente que o melhor que você pode fazer pela rede social do seu negócio agora é dar um vislumbre da sua vida pessoal e de seus funcionários.

Claro que o assunto não deve ser tratado da mesma forma em todas as redes sociais. O uso de recursos pessoais funciona melhor no Instagram e no Facebook. O LinkedIn está se tornando mais pessoal, mas continua sendo uma rede profissional, portanto, esteja atento ao tipo e ao nível de informações pessoais que você compartilha.

Ao invés disso, você pode compartilhar informações “pessoais” sobre sua empresa.

Por exemplo, você pode compartilhar um fato engraçado sobre a história de sua empresa ou uma foto de seus funcionários participando do piquenique anual da empresa.

 

  1. Curiosidade

Sim, a curiosidade é uma grande força. Compartilhe algo curioso sobre você ou sua empresa. Um comportamento, um acontecimento, entre outras coisas que nem todo mundo conhece e que irá chamar a atenção de outras pessoas para que conheçam mais sobre você.

Por exemplo, “veja esta foto hilária minha na faculdade, quando tentei ser líder de torcida por alguns meses”.

 

  1. Hobby ou paixão

Um hobby em comum é uma ótima forma de criar empatia ou iniciar uma conversa. Compartilhe uma foto ou um vídeo seu realizando algum hobby ou atividades favoritas.

Se você estiver postando em nome de uma empresa, compartilhe uma foto dos funcionários fazendo uma pausa ou se divertindo juntos.

 

  1. Tempo para a família

Provavelmente sua família é a parte mais importante da sua vida. A divulgação da família pode ajudar ou atrapalhar dependendo do seu negócio, mas é preciso se posicionar a respeito. Enquanto alguns empresários gostam de separar trabalho e família, outros não realizam negócios com pessoas que não tenham tempo para ficar com a família.  

Analise o que é melhor para o seu negócio, mas aconselhamos a usar sim a família. Apenas tome cuidado para não postar fotos que indiquem onde você mora ou onde está, como placas de rua ou o nome da escola de seus filhos.

 

  1. Crianças fofas ou animais de estimação

Animais de estimação e crianças chamam muita atenção nas redes sociais. O poder de atração é enorme e todos adoram um vídeo engraçado de um bebê ou um gato.

Se você tem filhos ou animais de estimação, ilumine o dia de seus seguidores com uma foto ou vídeo de algo fofo ou engraçado que eles fizeram recentemente.

 

  1. Explore sua cidade

Explorar a região onde você mora ou o local da sede da sua empresa é uma forma de criar uma identidade com as pessoas. Foque em pontos de referência como monumentos, negócios locais, áreas urbanas conhecidas, áreas rurais visitadas, entre outros.

Marque sua cidade na foto para obter mais alcance e seguidores.

 

  1. Livro que você está lendo

Todos querem seguir os passos de pessoas bem sucedidas. Apresente ao público o que está lendo ou aprendendo.

Quer se trate de um romance de ficção, um livro de autoajuda de não ficção, um recurso educacional ou um curso online, seu público quer saber o que você está lendo ou ouvindo em seu tempo livre.

A publicação fica ainda melhor se você colocar um link para que as pessoas encontrem o item.

 

  1. Tempo de relaxamento

É hora de relaxar. Seus seguidores não querem apenas saber o que acontece durante o trabalho. Eles querem saber como você lida com um dia complicado e como relaxa. 

Publique uma foto relaxando, mas contextualize. Além de engajar, uma foto sua relaxando perto de uma lareira ou bebendo vinho em frente à TV inspira seu público a também reservar um tempo para relaxar.

 

  1. Lista de desejos.

Compartilhe algo da sua lista de desejos que você está tentando conquistar um dia, ou compartilhe uma foto ou vídeo de você realizando um desejo. Seu público vai adorar, tentar ajudar e até comemorar com você.

 

  1. Desafio

Compartilhe as lutas que está enfrentando e seus desafios de vida profissional ou pessoal.

Compartilhar suas lutas com seu público cultiva confiança e constrói uma conexão mais profunda com seu público.

 

Assuntos Oportunos

 

As publicações oportunas dão energia para sua rede social, elas mostram que a sua marca está conectada com o que ocorre no dia a dia e que se interessa pela comunidade que está inserida. O lado negativo é que elas são mais difíceis de automatizar e programar com antecedência.

Programar datas de feriados e eventos anuais recorrentes é mais simples, mas acompanhar, criar conteúdo e publicar postagens de eventos significativos de notícias, tópicos de tendência ou vídeos virais é muito mais complicado.

Ao planejar seu conteúdo de mídia social, certifique-se de deixar espaço para postar notícias e eventos imprevistos à medida que ocorrem.

 

  1. Feriado Estadual ou Religioso

Novamente, volte a olhar para o seu público. Se a maioria de seus seguidores mora em São Paulo, fique com os feriados de São Paulo.

Uma rápida pesquisa no Google irá direcioná-lo para as principais datas de feriados estaduais, municipais e religiosos.

 

  1. ​​Encontre o dia certo

Não importa o seu nicho, você encontrará um dia para comemorar. Lembre-se, não adianta nada realizar uma publicação dando “parabéns” sobre uma data. A publicação deve estar conectada com o feriado e principalmente com sua persona. 

 

  1. Evento Especial

Você está organizando ou participando de um evento especial? Está indo para uma grande conferência do seu setor? Competindo em sua primeira corrida de 10 km?

Cada evento pode ser trabalhado como uma oportunidade. Faça uma publicação sobre o evento, convide as pessoas para participar e fale como foi. Marcar o local na publicação também é uma ótima ideia para obter mais engajamento e seguidores!

 

  1. Notícias ou atualizações do setor

Compartilhe algo novo que está acontecendo em seu setor. Você pode compartilhar e apresentar sua opinião a respeito ou se preferir convide seus seguidores e darem suas opiniões. 

Por exemplo, se você trabalha na indústria automobilística, pode compartilhar suas ideias sobre o futuro dos veículos elétricos.

 

  1. Tópico de tendência ou evento de notícias

Existe alguma notícia importante sobre a qual todos estão falando? Pode ser o resultado de um jogo, das eleições, um plano econômico, uma mudança climática, um produto revolucionário, entre outras.

Você pode compartilhar a notícia e apresentar sua opinião a respeito. Já falamos isso antes, mas tenha apenas atenção com o tipo de questionamento que a notícia irá causar. Ela pode levar seus seguidores a cobrarem um posicionamento seu a respeito de um assunto mais polêmico.

Felizmente, você não precisa se envolver na polarização de tópicos para tirar proveito das notícias de tendência.

Seja criativo e surfe a onda dos tópicos e hashtags em alta para aumentar seu público.

 

  1. Vídeo Viral

Não queremos criar um vídeo viral aqui. Nossa ideia é entrar no YouTube, encontrar os vídeos mais virais, cruzar o perfil deles com o da sua persona e realizar a publicação de um teaser. 

O mais importante é verificar se o conteúdo será útil para o seu público e não apenas para o seu negócio.

 

Seja Inspirador

 

O que mais identificamos nas redes sociais são conteúdos repetitivos, negativos, que envolvem reclamações e discussões.

Para se destacar com um conteúdo e envolver as pessoas é preciso fazer diferente. Busque uma comunicação positiva, feliz e que irá inspirar as pessoas como uma fonte de alegria em meio a rotina do dia.

 

  1. Citação inspiradora

Citações inspiradoras tendem a gerar engajamento, mas tenha em mente que elas são mais efetivas com públicos que já se relacionam com a sua rede social.

 

  1. História de Origem

Começar um negócio não é uma tarefa fácil. Motive e inspire seu público, compartilhando a história sobre como você começou seu negócio. 

Criar uma sequência de publicações a respeito do início da empresa ou da abertura de uma nova unidade é uma narrativa muito poderosa.

 

  1. Compartilhe uma vitória

Compartilhe uma vitória ou sucesso recente em seus negócios ou vida pessoal.

Você recebeu uma notícia emocionante? Você atingiu um determinado objetivo?

 

  1. Supere um Obstáculo

Compartilhe uma decepção ou “fracasso” recente em seus negócios ou vida pessoal e como você os superou.

O que difere essa de outras sugestões é que devemos focar no motivacional. Trabalhe mais nas lições aprendidas e menos nos obstáculos.

 

  1. Mantra Motivador

Você tem um mantra ou afirmações que diz para mantê-lo motivado a atingir seus objetivos? Ótimo! Compartilhe-os com seu público! Se você representa uma empresa, compartilhe os valores da empresa e como esses valores são refletidos em ações concretas no dia a dia.

 

  1. Rotinas úteis

Aquela corrida de rua às 5h da manhã antes do trabalho ou uma nova dieta detox. Você tem um ritual matinal ou uma rotina noturna para ajudá-lo a se manter com energia, concentrado e  saudável?

Seus seguidores irão adorar saber dos detalhes. Muitos até irão inserir a rotina no dia deles.

 

  1. Pessoa que inspira

É hora de usar seu “guru”. Fale das pessoas que admira ou que você considera inspiradoras. 

Pode ser alguém que você conhece pessoalmente ou uma celebridade que você nunca conheceu. Siga aqui a mesma orientação das datas comemorativas. É preciso que o assunto tenha relação com você ou com a sua empresa.

 

  1. Espalhe alegria

Seja uma fonte de alegria e risos com um meme, piada ou história engraçada.

 

  1. Dica de equilíbrio

O estresse atinge todas as classes sociais. Claro que de maneiras distintas, mas a busca pelo equilíbrio é universal. Compartilhe sua receita para gerenciar seu estresse com seu público. 

Isso pode ser tão simples quanto compartilhar seu aplicativo de gerenciamento de tempo favorito ou tão detalhado quanto postar um vídeo descrevendo como você agenda reuniões durante a semana.

 

As coisas que você ama

 

Existe uma grande diferença entre as coisas que você aprova ou cria para as redes sociais e aquilo que você realmente ama.

Pense em tudo que é relacionado ao seu negócio e que você realmente ama. Revele seus “segredos” para que seu público compartilhe da mesma paixão, mas foque sempre nessa relação com a marca.

 

  1. Livro favorito

Qual é o seu livro favorito relacionado ao seu nicho de mercado? Descreva também na publicação o que leva você a escolher esse livro como um dos favoritos.

 

  1. Podcast favorito

Qual é o seu podcast favorito relacionado ao seu nicho de mercado?

Compartilhe o que você adora no apresentador, nos episódios e  no conteúdo. Um adicional é incluir o link para que seu público também participe da experiência.

 

  1. Canal favorito do YouTube

Você deve ter inúmeros canais do YouTube, mas foque no seu favorito que se relacione com seu nicho de mercado. Compartilhe como ele ajuda você e o valor que pode ser extraído das informações.

 

  1. Curso on-line favorito

Como as pessoas estão ficando mais em casa devido à crise do COVID-19, os cursos on-line estão na moda.

Compartilhe os cursos on-line que você mais ama e os benefícios de cada um para uma carreira de sucesso no seu segmento.

Essa postagem também pode gerar algum dinheiro extra se você for um afiliado do curso.

 

  1. Ferramenta ou recurso favorito

Algumas empresas utilizam ferramentas da internet para melhorar o desempenho, a comunicação e a organização, mesmo que seja um simples sistema de formulários do  Google ainda vale a pena ser divulgado.

 

  1. Produto ou serviço favorito

Compartilhe um produto ou serviço que você adora e do qual seu público se beneficiará.

Lembre-se de que este não é o seu produto ou serviço.

 

  1. Influenciador favorito

Quem é o influenciador que te inspira e motiva? Quem é sua fonte de informações on-line?

(já falamos do guru, mas agora queremos o influenciador)

Compartilhe o que você gosta neles e por que seu público deve segui-los. Certifique-se de marcar o influenciador na postagem.

 

  1. Trabalhando o sentimento de culpa

É hora de extravasar. Mostrar um lado radical de quem está quebrando as regras. Compartilhe uma atitude sua que surpreenda e trabalhe aquele sentimento de culpa “não deveria estar fazendo isso, mas eu mereço”.

Por exemplo, saborear uma taça de vinho ao preparar o jantar, quebrar a dieta comendo aquele burger com muito bacon, aquele sorvete na madrugada, tirar uma sexta para descansar na piscina mesmo não sendo feriado ou realizar aquela compra mais cara para um presente seu.

 

Hashtags para o dia a dia

 

As hashtags começaram no Twitter e, desde então, se expandiram para todas as redes sociais.

Se usadas corretamente, as hashtags são uma maneira incrível de obter mais exposição para suas postagens e aumentar o número de seguidores.

As hashtags diárias listadas abaixo são extremamente populares. Elas não apenas o ajudarão a aumentar seu público, mas também criarão novas ideias de conteúdo.

 

  1. #domingou #domingo #SundayFunday

Como você está passando o seu domingo? Compartilhe nas redes sociais e use as hashtags acima em algum lugar na sua atualização de status.

 

  1. #segundafeira #MotivationMonday

Compartilhe uma citação, história ou vídeo motivacional e use a hashtag #segundafeira em sua atualização.

 

  1. #tercafeira #TuesdayVibes

A melhor coisa sobre essa hashtag é que você pode aplicá-la a praticamente qualquer coisa que postar em uma terça-feira.

 

  1. #quartafeira

Compartilhe um pouco de sabedoria ou conselhos sábios com seu público usando #quartafeira. Você pode compartilhar uma citação, uma história ou até mesmo uma anedota engraçada que forneça alguma sabedoria alegre.

 

  1. #TBT – “Throwback Thursday”

#TBT é uma das hashtags diárias mais antigas e mais utilizadas. “Throwback Thursday” significa algo como “lembranças de quinta-feira”. Publique uma foto antiga (quanto mais velha melhor) e compartilhe sobre aquela época da sua vida.

Se outras pessoas estiverem na foto, marque-as!

 

  1. #sextalinda #sextasualinda

Sexta à noite é para diversão! Mas também é para descontrair e relaxar.

Não importa como você se diverte na noite de sexta-feira, compartilhe uma foto de como está passando a noite e inclua #sextalinda em sua postagem.

 

  1. #sabado #sabadou #SaturdayMorning

Dê ao seu público um vislumbre de como você está aproveitando seu sábado. Compartilhe uma foto ou vídeo e inclua #sabado em sua postagem. 

 

  1. #feriado #holiday #holidayfun

Aproveite cada feriado para criar um vínculo com seu público. É o momento ideal para colocar mais humor, brincar e se descontrair.

 

Compartilhe o amor

 

No início desse material comentamos sobre a importância de se determinar sua persona de marketing. Essa persona irá representar seu público alvo em suas estratégias. 

Olhar para esse público parece óbvio, mas o que nem sempre fica claro para as empresas é o verdadeiro uso das redes sociais. Muitas ainda usam as redes sociais da mesma forma como usam uma publicidade em uma revista. Quanto mais leitores para a minha mensagem, melhor. Elas preenchem seus feeds de mídia social com postagens sobre seus produtos e serviços.

Para se comunicar nas redes sociais, é preciso abandonar a mentalidade “eu, eu, eu” e resgatar o pensamento que nas redes sociais precisamos fazer “social”.

Para construir um público engajado e expandir seus negócios nas mídias sociais, você precisa criar conteúdo que beneficie seu cliente ideal e promova outros relacionamentos sociais.

 

  1. Compartilhe Gratidão

Você tem um cliente, um superfã de mídia social ou um funcionário incrível?

Dê a eles reconhecimento nas redes sociais, compartilhe por que você é grato a eles e o motivo deles contribuírem para o seu negócio.

 

  1. Foto de fã

Dê uma olhada em seus superfãs e em seus perfis sociais. Você irá se surpreender com a qualidade de conteúdo que muitos estarão produzindo ou compartilhando.

Encontre uma publicação linda e realize a publicação na sua rede social. Apenas certifique-se de dar crédito aos criadores e marcá-los na foto.

 

  1. Causa que você apoia

Você tem uma instituição de caridade favorita ou alguma causa social que apoia?

Compartilhe essa história. Conte o motivo de você apoiar e os benefícios. 

Convide seus seguidores a se juntarem a você no apoio à causa e marque a instituição de caridade na postagem.

 

  1. Entreviste um cliente

Um case de sucesso sempre tem um efeito fantástico nas redes. Você não precisa abordar detalhes. Grave um vídeo com um cliente dando um foco na pessoa, o motivo de ter contratado os serviços ou ter comprado o produto. 

Se ele for proprietário de uma empresa, certifique-se de apresentá-la e marcá-la na postagem.

 

  1. Entreviste um especialista

Você pode ser o especialista, ser indicado por um especialista, mas também pode entrevistar um especialista. Você pode até achar que o caso não funciona para o seu negócio, mas lembre-se: o conteúdo do especialista não tem que ser útil para você e sim para seu público.

Maximize o uso do conteúdo criando pequenos teasers para serem publicados nas redes enquanto direciona o tráfego para seu canal do YouTube ou website onde a entrevista completa será disponibilizada. 

Além disso, lembre-se de marcar o especialista na postagem.

 

  1. Conteúdo compartilhado

Permita que um cliente, colega do setor, funcionário ou influenciador em seu nicho assuma o controle de sua conta de mídia social por um período de tempo e faça postagens em seu nome.

Essa é uma ótima maneira de expor a pessoa ao seu público e, se você tiver sorte, eles vão pedir para você fazer uma aquisição por conta deles, expondo você também ao público deles.

Esse tipo de troca é muito interessante, já que abre novas possibilidades. Sabendo que a rede está nas mãos de outra pessoa seus seguidores estarão atentos para qualquer surpresa. Uma oferta inesperada, um serviço gratuito, conteúdos sobre novidades que estão por vir, entre outras ideias.

 

  1. @Mencione um seguidor

Você tem um seguidor que se envolve regularmente com seu conteúdo?

Dê a ele um destaque usando uma @menção e o agradeça sempre. Mesmo que um seguidor nunca chegue a comprar nada de você, sua interação é muito importante para que seu perfil tenha uma boa visibilidade frente a outros.

Os seguidores se sentirão especiais e serão gratos pela atenção da mídia social.

 

  1. @Mencione um influenciador

Existe um influenciador em seu nicho com quem você gostaria de desenvolver um relacionamento?

@ mencione-os em uma postagem, compartilhe algo que aprendeu com eles ou promova um de seus produtos ou serviços. A regra básica para esse tipo de relacionamento é sempre oferecer mais do que se espera receber no início.

@ menções nas redes sociais são uma ótima maneira de chamar a atenção de alguém que, de outra forma, você não seria capaz de alcançar. Porém atue de forma positiva. Se o influenciador achar que você está tentando apenas se aproveitar, a publicação pode se tornar algo negativo para a marca.

 

  1. Agradeça a seus seguidores

Um simples agradecimento ajuda muito. Não se esqueça de agradecer ao público de vez em quando e compartilhar sua apreciação genuína pela colaboração deles.

 

Promova-se

 

Um dos maiores dilemas para quem cria conteúdo nas redes sociais é descobrir a maneira ideal de vender seus produtos e serviços sem comprometer o lado social que envolve o público.

O que sabemos é que a maneira mais fácil de “matar” o engajamento de uma página ou perfil nas redes sociais é publicar dia após dia apenas produtos e serviços da marca.

Uma regra que muitos criadores de conteúdo utilizam é a 80/20. Com essa regra determinamos que 80% do conteúdo será engajamento e apenas 20% promoção de produtos e serviços.

Claro que existem exceções. Muitas empresas comercializam produtos tão desejados que a regra pode ser alterada para 60/40, mas são casos bem específicos onde a empresa tem total controle sobre suas personas de marketing e principalmente como seus produtos se relacionam com elas.

Nossa orientação é para que você siga a regra dos 80/20, mas preparamos a seguir sugestões para a criação de conteúdo que irão “mascarar” a promoção de produtos e serviços. Essa “máscara” tornará o conteúdo de produtos e serviços menos parecido com uma venda e mais como uma orientação ou sugestão.

 

  1. Novo conteúdo

No lugar de realizar uma postagem sobre seus produtos e serviços, crie uma publicação completa para blog, podcast ou vídeo. 

Dê ao seu público um teaser do que eles irão aprender com a publicação ou apresente um problema do público que será resolvido, se eles olharem a publicação. Concentre-se nos ganhos e não nos produtos.

 

  1. Reaproveitar conteúdo antigo

Está sem tempo para elaborar publicações mais complexas sobre seus produtos e serviços? Não tem problema, tire a poeira de uma publicação de blog antiga e atualize as imagens e o título, depois é só compartilhar novamente com o seu público. 

Entenda que, quando falamos de conteúdo para mídias sociais, apenas uma pequena parte do seu público realmente vê cada uma das publicações.

 

  1. Compartilhe conteúdo popular

Dê uma olhada nas análises de seu site e canais sociais para identificar seu conteúdo de produtos e serviços mais populares.

Identifique o que se destacou e se aprofunde no assunto ou traga-o para novas publicações com uma abordagem diferente.

Provavelmente uma grande porcentagem de seus seguidores nunca viu esses conteúdos.

 

  1. Download ou oferta de recurso grátis

A construção de nichos de público alvo com listas de contato é uma atividade de extrema importância, pois elas irão criar um novo estágio de relacionamento. Para funcionarem, será preciso compartilhar conteúdos de extrema necessidade para cada público. 

Pode ser uma planilha, uma lista de verificação, uma folha de dicas ou outro material que seu público poderá baixar gratuitamente do seu site em troca do endereço de e-mail.

Direcione o tráfego para o seu site e observe os assinantes chegarem!

O item 88, pode parecer simples, mas representa a maior transformação na maneira que nos relacionamos com nosso público. Nossa orientação é para que você inicie por esses dois textos e se aprofunde no assunto.

 

 

  1. Novo produto ou serviço

Compartilhe um de seus produtos ou serviços. Conte uma história sobre como ele resolve um problema, economiza tempo ou poupa dinheiro para seu cliente ideal.

Não se esqueça de incluir um link para uma página de destino otimizada para conversão, onde seus seguidores podem comprar o produto ou serviço.

 

  1. Produto ou serviço popular

Contar histórias gera atenção e engajamento. Então, por que não contar uma história sobre seus produtos e serviços? Comece pelos mais vendidos e siga em frente.

O que faz isso ser tão bom? O que os clientes estão dizendo sobre isso?

 

  1. Compartilhe um depoimento / estudo de caso

Compartilhe uma citação, estudo de caso ou vídeo de um cliente satisfeito. Abuse da parte técnica e foque no produto.

Isso ajuda a construir sua credibilidade e dá ao seu público uma prova social do que você está tentando vender.

 

  1. Promova seu periódico informativo

Frequência é muito importante. Ter uma distribuição periódica pode ser interessante. Deixe seu público saber quais informações especiais ou brindes seus assinantes do periódico irão ganhar e incentive todos a se inscrever.

 

  1. Promova seus outros perfis sociais

Ter canais de mídias sociais diferentes facilita a segmentação de público e aumenta sua presença on-line. O lado negativo é precisar de mais energia para gerar conteúdo segmentado e com linguagem diferente para cada canal. Você tem outros canais de mídias sociais onde compartilha conteúdo diferente.

Se você tiver mais de um canal, deixe seu público saber quais novas joias eles descobrirão conectando-se com você em cada um deles. Realize publicações cruzadas e estimule as curtidas e cadastros.

 

  1. Organize um concurso para premiações.

Incentive seu público a compartilhar seu conteúdo com outras pessoas ou a criar uma postagem específica nas redes sociais.

Por exemplo, se você vende camisetas, pode pedir a seus clientes que compartilhem uma foto nas redes sociais deles vestindo uma de suas camisetas.

Rastreie isso criando uma hashtag exclusiva. Por exemplo, “Quem tiver mais postagens com #CamisetasBaloodesign ganha uma camiseta exclusiva”.

 

  1. Promova uma venda

Se você estiver fazendo uma promoção de produto ou serviço, promova-a nas redes sociais. Utilize publicações patrocinadas em conjunto com datas especiais.

Use os feriados e datas comemorativas como trampolim para campanhas criativas de vendas.

Pense fora da caixa e além dos feriados óbvios como a Black Friday. Por exemplo, você pode fazer uma venda simplesmente para o Dia Nacional do Abraço.

 

  1. Venda flash apenas para seguidores

Faça uma venda relâmpago de 1 dia APENAS para seus seguidores de mídia social.

Isso recompensa seus seguidores e dá a eles um grande incentivo para continuar seguindo sua mídia social e se envolvendo com seu conteúdo.

 

  1. Promova um lançamento

Você está lançando um novo produto ou serviço? Não se esqueça de promovê-lo.

Utilize formatos diferentes, como vídeos, imagens, galerias, stories, entre outros para realizar uma campanha de lançamento mais integrada. Para esses casos especiais, é possível intensificar a quantidade de publicações.

Lembre-se de fornecer muito valor não promocional antes e depois de um lançamento para evitar esgotar seu público com informações repetitivas.

 

  1. Vantagem Competitiva

O que torna você ou sua empresa melhores do que seus concorrentes?

Compartilhe sua vantagem competitiva e por que você acha que alguém deveria escolher você ao invés de seus concorrentes. Crie alguns comparativos, por exemplo “Comprar ou locar um equipamento? O que é mais econômico para sua empresa?”.

 

  1. Comemore um marco

Comemore suas metas e marcos conquistados. Foque em produtos e serviços.

Mais de 100.000 produtos vendidos! Atendemos 1.000 clientes para o tratamento X! Atingimos 10.000 seguidores! Contratamos 5 funcionários novos!

Seja qual for o marco que você atingiu, celebre-o nas redes sociais e compartilhe sua vitória com o seu público.

 

  1. Apresente sua equipe

Se você tem funcionários que ajudam a tornar seu negócio excelente, compartilhe-os com o mundo!

Crie o perfil de um funcionário ou membro de sua equipe e compartilhe o motivo dele agregar valor ao seu negócio e à vida dos seus clientes.

Uma opção muito interessante é construir a imagem de funcionários de áreas diferentes como especialistas.

Se você ainda não tem funcionários, mas quer crescer, compartilhe uma vaga de emprego.

 

  1. Esteja disposto a apresentar seu negócio sempre

Conforme seu público cresce nas mídias sociais, é importante ocasionalmente reintroduzir você e sua empresa. Fazer uma nova apresentação ou conteúdos relacionados a missão e valores são interessantes se a história se relacionar com a qualidade de entrega do produto.

Compartilhe seus valores essenciais, seus pontos fortes e como você ajuda os outros ou ofereça alguns fatos divertidos para ajudar seu público a conhecer melhor você ou sua empresa.

 

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado dessas 101 ideias para criação de postagens em mídias sociais.

Com elas, você saberá o que postar em suas redes ao longo de todo o ano. Agora só falta criar um plano estratégico e implementar um cronograma de postagens para ajudá-lo a criar e agendar os conteúdos de forma rápida e frequente.

Separamos alguns conteúdos que irão auxiliar você nessa nova tarefa.

 

 

Se precisar de mais ajuda para sua empresa ou negócio, entre em contato com a Agência Baloodesign. Iremos adorar falar sobre como podemos melhorar sua estratégia de conteúdo. Entre em contato aqui.