Como Criar Experiências de Marketing Personalizadas com Ferramentas de IA
O marketing B2B pode ser especialmente desafiador por várias razões. Você está falando com mais tomadores de decisão, está em um ciclo de vendas mais longo e está particularmente vulnerável a mudanças no mercado. É por isso que você precisa usar todas as ferramentas disponíveis para causar o maior impacto. Felizmente, existe uma maneira inteligente de fazer isso: criar experiências de marketing mais personalizadas.
De acordo com a McKinsey, o marketing personalizado pode reduzir os custos de aquisição de clientes em até 50%, aumentar as receitas em 5 a 15% e aumentar o ROI do marketing em 10 a 30%.
Claro, personalizar a jornada do comprador leva tempo, energia e as ferramentas certas. Por sorte, com a inundação de ferramentas de IA no mercado, existem maneiras mais fáceis de fazer isso—e melhorar tanto para o seu cliente quanto para sua equipe no processo.
Como Usar IA para Criar Experiências de Marketing Mais Personalizadas
Dito isto, sabemos que muitos profissionais de marketing não sabem por onde começar ou o que experimentar. Se você está nessa situação, não se preocupe. Hoje estamos desmembrando as melhores maneiras de a IA ajudá-lo a criar experiências de marketing mais personalizadas (e ajudar você a capturar mais participação de mercado no processo).
1) Marketing Baseado em Contas (ABM)
O Marketing Baseado em Contas é particularmente valioso quando você está lidando com ciclos de vendas B2B complexos, onde o processo de tomada de decisão envolve múltiplos stakeholders em uma organização. (De acordo com a Hubspot, há uma média de cinco tomadores de decisão em uma negociação B2B.)
A boa notícia é que as ferramentas de IA podem ajudar você a obter insights valiosos, automatizar seus processos e facilitar interações mais personalizadas para alcançar as pessoas certas e causar a impressão certa.
- Alvo certo: Os algoritmos de IA podem identificar e priorizar contas de alto valor com base em fatores como tamanho da empresa, setor, histórico de engajamento, etc.
- Modelagem de sósia: Aproveite a IA para identificar contas semelhantes com base nas características de seus clientes de alto valor existentes. Isso ajuda a expandir sua lista de contas-alvo.
Dica: O ABM é um processo iterativo que envolve otimização contínua com base em dados e insights. Analise o desempenho da sua campanha, colete feedback das equipes de vendas e faça ajustes para melhorar sua eficácia à medida que evolui sua estratégia.
2) Aprimoramento do CRM
Você provavelmente já possui um sistema de CRM, mas novos avanços em IA podem ajudá-lo a fazer mais com os dados ao seu alcance.
- Pontuação de leads refinada: Você pode implementar modelos de pontuação de leads alimentados por IA para priorizar leads mais propensos a converter, considerando fatores como histórico de engajamento, demografia, etc.
- Análise preditiva: Use IA para prever as necessidades e preferências de negócios individuais e, assim, moldar estratégias de abordagem personalizadas.
Dica: Ao implementar IA para aprimoramento do CRM, certifique-se de que essas tecnologias se integrem perfeitamente aos seus fluxos de trabalho existentes—e que os insights gerados pela IA sejam realmente acionáveis e úteis para suas equipes de vendas e atendimento ao cliente em um cenário real.
3) Campanhas de E-mail Potencializadas por IA
Você pode facilmente usar algoritmos de aprendizado de máquina e insights baseados em dados para melhorar seu marketing por e-mail, ajudando-o a se destacar nas caixas de entrada e a nutrir seus leads de forma mais eficaz.
- Conteúdo dinâmico: Use IA para personalizar mensagens com base no setor, cargo e interações passadas do destinatário.
- Análise de comportamento: Analise dados de engajamento de e-mails para entender como os destinatários interagem com os e-mails e use esses insights para personalizar conteúdo, linhas de assunto e horários de envio para destinatários individuais. (Por exemplo, de acordo com a Experian Marketing Services, linhas de assunto personalizadas são 26% mais propensas a serem abertas.)
Dica: Tenha em mente que a IA é uma ferramenta poderosa que deve ser usada de forma ética. Respeite a privacidade dos assinantes e garanta a conformidade com as regulamentações relevantes (por exemplo, GDPR ou CAN-SPAM).
4) Chatbots para Engajamento B2B
Chatbots podem ser uma ferramenta valiosa para engajamento B2B, agilizando a comunicação, fornecendo respostas instantâneas e melhorando a experiência do cliente.
- IA conversacional: Chatbots alimentados por IA em sites ou plataformas de comunicação podem se envolver com prospects B2B, responder a consultas e fornecer informações personalizadas. Isso ajuda os leads a obterem as informações de que precisam rapidamente—sem consumir o tempo da sua equipe de vendas.
- Qualificação de leads: Use chatbots para qualificar leads com base em critérios predeterminados, garantindo que suas equipes de vendas se concentrem apenas nas oportunidades mais promissoras.
Dica: Avalie regularmente o desempenho do seu chatbot para fazer ajustes que alinhem com seus objetivos.
5) Análise Preditiva para Personalização de Conteúdo
A análise preditiva é extremamente útil para antecipar as preferências e o comportamento do seu público. Isso é mais importante do que nunca, considerando que os compradores B2B cada vez mais desejam navegar na jornada do comprador sem interagir com vendedores.
- Recomendações de conteúdo: Use algoritmos de IA para analisar a forma como seus prospects B2B consomem conteúdo e, em seguida, recomende whitepapers, estudos de caso ou postagens de blog relevantes para criar um fluxo constante de conteúdo de qualidade.
- Páginas de destino personalizadas: Ajuste dinamicamente as páginas de destino com base no setor, localização ou outros critérios relevantes do visitante.
Dica: Você também pode implementar ferramentas de mapeamento de calor para rastrear melhor a eficácia das suas páginas de destino.
6) Insights e Segmentação de Mídias Sociais
As ferramentas sociais de IA fornecem tanto os insights de que você precisa para criar experiências mais personalizadas quanto facilitam a personalização de conteúdo que capture a atenção do público certo.
- Anúncios sociais personalizados: Quanto mais você personalizar os anúncios nas redes sociais, mais fácil será se destacar nos feeds do seu público-alvo.
- Ferramentas de escuta social: Essas ferramentas podem ajudar você a entender as conversas, tendências e sentimentos dentro do seu setor.
Dica: Tópicos em alta podem ser uma ótima fonte de ideias de conteúdo, pois sua perspectiva especializada pode agregar valor à conversa maior.
7) Capacitação de Vendas Potencializada por IA
Sempre é desafiador unir marketing e vendas na jornada do comprador. Mas as ferramentas de IA podem apoiar as vendas, ajudando você a criar uma experiência de compra perfeita.
- Recomendações de conteúdo de vendas: Forneça recomendações de conteúdo e materiais de vendas baseadas em IA com base no perfil do prospect e no histórico de engajamento.
- Geração de previsões de vendas: Use IA para prever a probabilidade de um lead se converter em cliente, permitindo que as equipes de vendas priorizem seus esforços.
Dica: Obtenha mais ideias para outras maneiras pelas quais o marketing pode apoiar as vendas.
8) Personalização de Eventos
O marketing de eventos continua sendo uma das maneiras mais eficazes de se envolver com seu público, seja organizando ou participando de eventos virtuais ou presenciais.
- Encontre os eventos certos para sua marca: A IA pode recomendar eventos, conferências ou webinars relevantes com base no perfil de negócios e interesses dos seus prospects B2B.
- Ajude os participantes a navegar pelos eventos: A IA pode criar coisas como agendas personalizadas ou sugestões de networking para ajudar os participantes a maximizar seu tempo.
Dica: Você também pode coletar feedback dos participantes por meio de pesquisas, avaliações e análise de sentimentos para identificar áreas de melhoria para eventos futuros.
9) Conteúdo de Vídeo Personalizado
O vídeo se tornou um meio cada vez mais popular para prospects, pois é uma maneira fácil de chamar a atenção e comunicar ideias de forma rápida e eficiente.
- Recomende conteúdo de vídeo: Para manter seu público engajado, use IA para recomendar conteúdo de vídeo personalizado, adaptado aos seus interesses e necessidades.
- Crie vídeos interativos: A IA pode ajudá-lo a criar vídeos que permitam aos espectadores escolher seu caminho de conteúdo preferido.
Dica: Procure maneiras de tornar seus vídeos mais pessoais—pense em coisas como saudações personalizadas, recomendações de produtos ou informações específicas da localização.
10) Análise de Dados para Melhoria Contínua
Uma das maiores vantagens da IA é sua capacidade de analisar e sintetizar dados para fornecer os insights mais relevantes rapidamente.
- Monitore análises de desempenho: Use ferramentas de análise alimentadas por IA para medir a eficácia dos esforços de marketing personalizado e melhorar suas estratégias com base em dados em tempo real.
- Modelagem de atribuição: Analise como diferentes pontos de contato contribuem para a jornada do cliente B2B, ajudando a otimizar canais e táticas de marketing.
Dica: Mesmo que você esteja empregando táticas de personalização em diferentes pontos de contato, ainda é importante conduzir testes A/B para comparar como diferentes estratégias, recursos ou mensagens estão sendo recebidos pelo seu público.
Como Fazer a IA Trabalhar para Você
Embora a IA possa parecer intimidante, não precisa ser. Trata-se simplesmente de aprender, testar e iterar suas estratégias de maneiras que funcionem para você. Se você está procurando mais maneiras de aplicar IA em toda a jornada do comprador, podemos ajudá-lo.
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Mais importante, à medida que as ferramentas continuam a melhorar e oferecer mais insights, a coisa mais importante é manter-se atualizado sobre as últimas tendências e melhores práticas. Assine nosso boletim informativo para receber sua dose de IA (e sinta-se à vontade para nos informar se algum desses hacks funcionou para você).