fev 16, 2020

11 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de vídeo online

Os vídeos são um grande negócio no momento. Eles deixaram de apenas fazerem parte dos planos de comunicação para se tornarem a grande estrela do marketing online. Popularidade do consumidor, anúncios em crescimento, qualidade na comunicação e engajamento alto. Tudo parece contribuir para seu uso. E essa tendência não é momentânea. O vídeo, nos últimos anos, vem apresentando crescimento constante e se apresenta como uma solução eficiente para diferentes veículos de comunicação.  

Encare ele como um canivete suíço, o sangue tipo O da produção de conteúdo; vai com tudo. E se você ainda não está convencido dos benefícios do vídeo no seu marketing de conteúdo. Nós preparamos 11 razões para você mudar de ideia.

 

Vídeos estão em demanda. 

Aproximadamente duas décadas após a virada do século, as pessoas exigem que as informações em meio eletrônico sejam exibidas em grande quantidade no formato de mídias visuais em movimento. O interesse dos clientes por vídeo cresceu aproximadamente 89% nos últimos 4 anos e quase 3 em 4 agências (72%) afirmam que os anúncios em vídeo online são tão eficazes ou até mais efetivos que a televisão.

Nos dias de hoje, não faz sentido deixar de incluir vídeos em sua estratégia de comunicação. 

 

Vídeos são pessoais.

Com mais elementos que uma xícara de café, o vídeo online é uma colagem de tudo que define você. Entre o script, a narração, a música, o visual e as cores, você pode personalizar cada elemento do seu vídeo de uma maneira que pareça vibrante e autêntica para sua mensagem. E nada mais valioso do que criar empatia com um conteúdo autêntico.

Crie carisma e aproxime seu público com vídeos pessoas que apresentam detalhes únicos do seu negócio ou da sua pessoa. 

 

Os vídeos são perfeitos para o mercado móvel.

Não deve surpreender você que a publicidade continue a ganhar terreno através do celular. Se isso o surpreender, devo presumir que você está lendo este artigo por acidente ou se perdeu em uma viagem no tempo. Além da utilização de dispositivos móveis estar crescendo é mais provável que os usuários de smartphones tenham a atenção roubada por anúncios em vídeo e que propaguem essa informação. Anúncios em vídeo são ideais para o nosso formato de vida agitada. Eles são rápidos, legais, fáceis de assistir e gostosos de compartilhar.

Abaixo listamos as principais categorias de anúncio e sua porcentagem de investimento.

 

Categorias

 

  • Vídeo Mobile – 60%;
  • Vídeo Desktop – 48% ;
  • TV Programática – 27%; 
  • Social Mídia – 13%;
  • Publicidade de Pequisa – 13%;
  • Rede de Display Desktop – 12%;
  • Rede de Display Mobile – 27%

 

 

Os vídeos são extremamente compartilháveis.

Quando se trata dos interesses de nossos amigos, o compartilhamento social é praticamente um jogo de roleta. Mesmo se você compartilhar um artigo com uma manchete como “Este artigo é literalmente a única coisa que o manterá vivo amanhã”, você ainda terá 50% de chance de compartilhamento. Mas o vídeo é diferente. Ele é uma das ofertas mais compartilháveis que existem hoje. No momento em que você envia uma mensagem para um amigo perguntando se ele viu o vídeo que você postou, é provável que ele já tenha assistido, compartilhado e assistido novamente. 

 

Vídeos são emocionais.

Com o vídeo, você não está apenas dando conhecimento aos espectadores. Você está dando a eles uma experiência. Mesmo o filme mais simples tem o poder de abrir as portas do seu coração e arrastar suas emoções para fora. É por isso que você passou a vida inteira chorando por filmes românticos e vibrando por filmes de ação. Você não precisa ser o rei dos produtores de vídeos online para destruir alguns corações. A combinação música, visual e autenticidade é letal para a frágil estabilidade emocional de homens e mulheres em todos os lugares.

 

Vídeos são universais.

Qualquer cultura pode entender a combinação de recursos visuais e música. As legendas podem ser necessárias para qualquer mensagem direta ao público de culturas diferentes, mas são uma pequena correção pontual. E, às vezes, você nem precisa disso. Afinal, você entendeu uma única palavra do vídeo “Gangnam Style” de Psy quando se tornou o vídeo mais assistido do YouTube? Acredito que não.

 

Os vídeos são resumos de fácil compreensão.

Lembre-se de que você está no ramo da comunicação e contar histórias será sempre seu objetivo.  Não importa se o assunto é técnico ou muito complexo, seu vídeo deverá ser direto e o mais acessível possível, normalmente com menos de 2 minutos. Sim, eles devem ser curtos, elegantes e intrigantes. Como Muhammad Ali em seu apogeu, seus vídeos devem flutuar como uma borboleta e picar como uma abelha.

 

Os vídeos contêm forte apelo à ação.

Comparados com os vídeos os produtos impressos ou para download carecem de grande apelo à ação, mas o vídeo é um meio que foi criado para isso. Sua animação e trilha sonora conduzem o público alvo para a ação com a mesma eficiência de uma CTA. Quando utilizados em conjunto elevam a intensidade da mensagem gerando ações imediatas.

 

Os vídeos direcionam as decisões.

Os vídeos são atraentes e influenciam de forma significativa o público alvo. Os usuários online gastam 88% mais tempo em sites que apresentam vídeos e 73% deles dizem que têm maior probabilidade de comprar um produto ou serviço por causa do vídeo. Quando você pensa sobre isso, esse é o nível de influência dos criadores de conteúdo em vídeo.

 

Vídeos são reutilizáveis.

Trate a estratégia de vídeo como um vestido de festa e não como um vestido de noiva. Saia da mentalidade de “Oh, isso serviu a seu propósito, então eu vou esconder ao lado dos vídeos caseiros que nunca mais assisto, mas não consigo me separar”. Em vez disso, você pode reutilizar todos os vídeos conforme a necessidade. Agrupe os vídeos por temas e tutoriais.Publique novamente o vídeo de volta no seu feed social, envie por mensagem ou e-mail. 

Lembre-se sempre de verificar antes se o conteúdo dos vídeos continua atualizado ou fazendo sentido para o público que irá receber.

 

Os vídeos só ficarão mais populares.

No ano passado, o tráfego de vídeo na Internet representou 64% de todo o tráfego da Internet. Isso é muito. Em 2020, alcançará 80%. É por isso que 64% dos profissionais de marketing esperam que o vídeo domine suas estratégias em um futuro próximo. Afinal, o YouTube tem mais de um bilhão de visitantes únicos por mês, e esse é apenas um canal. Então, vamos lá!

 

Este é o presente e o futuro sobre o qual estamos falando. Imagine o quão mais interessante esse artigo seria como um vídeo.

Espero que este material transforme a maneira como encara a criação de vídeos no seu negócio. Se precisar de mais ajuda para sua empresa ou negócio entre em contato com a Agência Baloodesign. Iremos adorar falar de como podemos melhorar sua estratégia de conteúdo. Entre em contato aqui!