18 de outubro de 2021

Um guia completo para criar e divulgar um eBook de sucesso

Em qualquer estratégia de marketing é fundamental trabalhar com diferentes ferramentas, e o eBook com certeza é uma das principais delas.

Um eBook bem elaborado será responsável por gerar muitos leads para a empresa ou agência de marketing.

Segundo um relatório de 2018 do Content Marketing Institute,  71% dos profissionais de marketing produzem e-books em seus trabalhos e 50% acreditam que o eBook é a ferramenta de conteúdo mais eficaz.

Mas, para criar um eBook eficaz, é preciso pensar direito no conteúdo. Um material com assunto ruim e sem lógica vai causar um efeito negativo nas pessoas, então é preciso oferecer algo relevante e atrativo.

 

Como criar um e-book de marketing bem elaborado

Da ideia inicial até a divulgação, há algumas etapas a seguir para criar um ebook de sucesso. A seguir, vamos compartilhar diversas dicas para que você consiga produzir um eBook eficiente, criando um conteúdo que vai te ajudar a conquistar os seus objetivos. 

 

Planejamento do conteúdo e texto do eBook

O texto é uma parte importante do eBook, mas tudo começa com uma boa ideia. Veja como pensar no conteúdo.

 

1 – Pense no tema que interessa ao seu público

Não adianta pensar em algo legal se o tema não importa para quem você está escrevendo. Esse é um erro comum no marketing de conteúdo: produzir um conteúdo que você acha interessante, mas que não é relevante para o público.

O primeiro passo é escolher um tema que vai fornecer algo para o leitor, seja uma solução, um conhecimento ou um ensinamento.

Uma dúvida normal é saber se a ideia pensada vai funcionar. Conhecer as personas, ou seja, quem é o seu público, é um ponto fundamental na estratégia de marketing. Ao saber exatamente quem consome o seu produto, será muito mais fácil produzir um conteúdo que seja de agrado dos seus clientes. 

 

2 – Elabore sua narrativa

Depois de pensar no tema que você vai abordar, é preciso criar uma narrativa. Afinal, um eBook não deixa de ser uma história a ser contada.

Com a ideia central já planejada, reserve um tempo para pensar como fazer essa narrativa e qual é o melhor jeito de se comunicar. E não se esqueça de pensar também nos elementos que vão apoiar a história, como barras laterais no eBook, dicas ou citações, por exemplo.

Ao esboçar a sua narrativa, coloque-se no lugar do leitor: o que ele gostaria de encontrar no eBook? Isso vai ajudar na sua linha de raciocínio. Um outro ponto importante é levar o leitor a uma conclusão da narrativa. 

Para ter um fluxo lógico no eBook, divida a narrativa em capítulos antes mesmo de começar a escrever. 

 

3 – Use fontes confiáveis

O eBook é uma ótima ferramenta para você mostrar a qualidade e experiência da sua empresa. Uma maneira assertiva de aumentar a credibilidade é dados de fontes confiáveis, pesquisas e também citações de especialistas.  

Muitas vezes, você já pesquisou os dados para outros conteúdos e agora você pode reaproveitá-los no novo eBook. Se o tema for o mesmo, essa é uma boa dica para você diminuir o seu tempo de pesquisa na produção do eBook.

 

4 – Preste atenção na forma de se comunicar

É sempre importante ressaltar que você está criando um conteúdo para um público específico, então o modo de comunicação é um ponto bastante importante. É preciso saber como conversar com as pessoas, prestando atenção nos seguintes pontos:

 

  • Linguagem
  • Tom
  • A voz da marca

 

Para saber como melhorar a sua comunicação, você pode conferir esse nosso artigo: Como Criar Um Marketing De Conteúdo Autêntico, Sem Enrolação.

Após escrever o texto, é muito importante que ele passe por uma revisão antes de ser publicado.

 

 5 – Escolha um título forte e bom para SEO

O título deve ir direto ao ponto. Com tanto conteúdo na internet, é fundamental pensar em um título que faça o leitor saber do que se trata o eBook, para que ele bata o olho e se interesse nele.

Além disso, é preciso pensar nas ferramentas de busca da internet. Além de criar um título forte e assertivo, é preciso escolher palavras-chaves específicas. Afinal, você quer que seu conteúdo seja otimizado para SEO e apareça nas pesquisas quando alguém estiver buscando determinado assunto. 

 

6 – Faça a revisão

Um conteúdo que muda muito durante a sua elaboração não costuma ser um bom sinal. Antes de ele ir para a parte gráfica, de design, revise bem todo o texto para não perder tempo nem energia no trabalho depois.

Ficar arrumando a estrutura do eBook depois de pronto é muito mais difícil do que pensar nisso antes. Para ter mais eficiência na edição, veja se o conteúdo está pronto antes de mandar para o layout. 

 

Design do eBook

O design do eBook traz uma melhor compreensão do conteúdo e ajuda a manter o leitor engajado. Confira como você pode deixar o eBook mais atrativo.

 

1 – Saiba o que precisa ser feito

Pode parecer óbvia essa dica, mas conhecer as especificações do eBook antes de colocar a mão na massa é fundamental para não ter de refazer todo o trabalho depois. Por exemplo: qual será a dimensão do material, a resolução que precisa, se vai para impressão ou será publicado na internet, se vai ser estático ou interativo.

 

2 – Tenha o tema em mente

O design do eBook precisa ir de acordo com o conteúdo, mantendo o estilo da marca. É essencial que o design seja apropriado. Se o tema for mais sério, não invente de colocar ilustrações engraçadas, por exemplo. 

 

3 – Rascunho

O Wireframe é um protótipo de página, um guia que ajuda na diagramação. Ter um rascunho do design ajuda a evitar alterações já no estágio final, o que costuma ser muito mais trabalhoso principalmente se você estiver montando um eBook interativo.

 

4 – Elementos do design

Quando bem trabalhados e aplicados, os elementos ajudam a trazer mais compreensão da história e a conquistar os leitores. Mas eles devem ser usados de modo correto para que tudo faça sentido.

 

  • Logotipo
  • Cores
  • Fontes e tipografia
  • Elementos interativos
  • Fotografia
  • Ilustração
  • Iconografia
  • Visualização de dados

5 – Trabalhe com os dados

Trabalhar com dados em design não é apenas inseri-los em um gráfico. Lembre-se que, além da estética, você deve fornecer uma boa compreensão. A visualização de dados torna o conteúdo mais fácil de ser assimilado pelo leitor.  

 

6 – Tenha modelos de design

Sabemos como é trabalhoso o processo de criação do design de um ebook, e uma boa maneira de economizar tempo é criando diferentes modelos para no futuro já ter uma boa base. Combine imagens, textos, dados, cabeçalho e outros elementos para criar um layout. 

 

Distribuição do eBook

A divulgação e a forma como você vai entregar o eBook faz parte da estratégia de marketing e deve ser pensada antes mesmo de o material ficar 100% pronto. Para tornar o eBook mais efetivo, siga nossas dicas. 

 

1 – Escolha as principais métricas

Medir o resultado e sucesso do eBook é uma parte mais do que importante do marketing. Você, no entanto, precisa saber o que está buscando em sua estratégia. O que você quer: impressões, tráfego? Tudo deve ser documentado. 

 

2 – Prepare as peças 

Vai lançar o eBook? Deixe todo o material pronto que você pode precisar para mídias sociais, blog, landing page e muito mais! Tenha a certeza de que tudo esteja no tamanho certo e em boa resolução. 

 

Separamos algumas medidas das redes sociais para te ajudar: 

 

Facebook:

Perfil, página e grupo: 820 px x 462 px

Vídeo da página: 820 px x 465 px

Evento: 1920px x 1080px

 

LinkedIn:

Perfil: 1584 px x 396 px

Página da empresa: 1536px x 768px

 

YouTube: 2560px x 1440px

 

Twitter: 1500px x 500px

 

Tumblr: 1600px x 900px

 

3 – Otimize o blog

Além do título do eBook estar otimizado para SEO, como já falamos anteriormente, tenha a certeza de que todos os outros elementos também estejam prontos e funcionando para que o conteúdo possa ser carregado. 

 

4 – Publicações e ‘divisão’ do eBook

Aumentar o alcance do seu eBook é algo que pode ser feito através de publicações nas redes sociais e de influenciadores. O conteúdo personalizado para a publicação ajuda a obter posicionamento. 

Você pode também usar a estratégia de ‘dividir’ o eBook, já que é possível trabalhar com diferentes tipos de conteúdo em cada plataforma. 

Assim, é possível promover o eBook e atingir mais pessoas usando partes dele para criar infográfico ou textos para postagem em blog ou redes sociais, por exemplo.

Esperamos que com esse texto você tenha aprendido como criar um eBook de sucesso para conquistar mais leads para sua marca. Se quiser ajuda na criação de eBooks ou saber mais sobre o assunto, é só entrar em contato com a gente. E continue acompanhando nosso blog para mais dicas de marketing.