dez 27, 2020

Por que o conteúdo de marca não é suficiente? Você precisa de uma estratégia.

Sempre que surge um conteúdo de marca (branded content), o primeiro exemplo que me vem à mente é o da Red Bulletin, a revista que a empresa de bebidas energéticas Red Bull criou para ajudar a comercializar sua bebida pelo mundo. A estratégia de conteúdo adotada com a criação da revista ajudou a mudar o modelo de negócio da Red Bull de uma simples empresa de bebidas para uma empresa de mídia que gera sua demanda para vender bebidas.

Claro que a Red Bull é um exemplo multimilionário extremo, mas ilustra o motivo do conteúdo de marca ser tão importante para as empresas. Ele envolve seu público, ajuda você a construir uma comunidade em torno de sua marca e, em alguns casos, pode até ser uma nova fonte de receita.

O conteúdo de marca está decolando em diferentes segmentos. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, 74,5% dos profissionais de comunicação contam com conteúdo de marca para suas campanhas e 67% projetam que os gastos com conteúdo de marca irão aumentar nos próximos 12 meses. O conteúdo de marca (branded content) é fundamental para as campanhas, mas sem uma estratégia bem definida, você estará apenas publicando conteúdo e colocando uma marca nele.

 

Por que a estratégia de conteúdo de marca é importante?

As pessoas procuram conteúdo para atender uma necessidade, resolver um problema ou se divertir. Para muitos clientes, especialmente clientes B2B, o conteúdo que eles encontram pode impulsioná-los a uma decisão de compra ou se for feito de forma errada até prejudicar sua credibilidade. Se você não mantém seu conteúdo centrado nas necessidades do seu público, está perdendo uma oportunidade de se conectar e se envolver com eles de uma forma significativa e duradoura. O conteúdo nem sempre se trata apenas de levar as pessoas ao seu site, trata-se de encontrar maneiras de envolvê-las, agregar valor e mantê-las lá.

O “OPEN Forum” da American Express é um dos melhores exemplos de conteúdo de marca que fala diretamente das necessidades de clientes que possuem pequenas e médias empresas. A American Express criou um site inteiro dedicado a educar proprietários de pequenas empresas em tópicos como planejamento de negócios, gerenciamento de dinheiro e obtenção de novos clientes.

Além do fórum de conteúdo principal, a American Express também criou um canal para ajudar seus clientes de pequenas e médias empresas a se conectarem com seus próprios clientes, permitindo que os proprietários de empresas compartilhem ideias e informações relevantes sobre assuntos relacionados à evolução dos negócios e formas de pagamento. Como seu público expressou interesse em aprender mais sobre mídia social, a American Express OPEN criou conteúdo em torno desse tópico. Eles desenvolveram uma estratégia de conteúdo de marca centrada no cliente e estavam dispostos a refiná-la conforme necessário.

Além de conhecer seu público e falar com ele, uma estratégia de conteúdo de marca também leva em consideração os diferentes tipos de conteúdo que estão sendo criados e como a mensagem é transmitida em múltiplos canais. Diferentes tipos de mídia funcionam para diferentes objetivos e públicos, por exemplo, uma marca com foco no consumidor pode querer alavancar o vídeo como parte de sua estratégia de conteúdo de marca e criar vídeos que visam obter uma reação emocional de seu público. Por outro lado, uma marca com foco em negócios pode criar uma publicação online que oferece dicas e percepções sobre as tendências do setor.

Quando você define uma estratégia de comunicação para o conteúdo de marca, é capaz de fortalecer a narrativa e a imagem da sua marca a cada material publicado. Hoje em dia, os clientes querem saber mais sobre como as marcas se relacionam com seus clientes, como tratam seus fornecedores, como desenvolvem seus produtos e cuidam dos funcionários, especialmente com a facilidade de propagação das informações e opiniões. Eles querem saber que estão fazendo negócios com uma marca que se alinha com seus valores e aspirações, e seu conteúdo de marca pode percorrer um longo caminho para tranquilizá-los de que você é essa marca.

Esse conteúdo, quando feito de maneira adequada, constrói sua autoridade sobre um assunto, entretém seu público e aumenta sua credibilidade. Aumenta o conhecimento da marca e coloca você na frente do seu público-alvo de uma forma que a publicidade não pode. Entendendo esse caminho de relacionamento fica muito mais simples perceber como a publicidade funciona muito melhor com um público já trabalhado pelo conteúdo de marca.

As melhores estratégias de conteúdo de marca incluem uma maneira de construir conexões duradouras com sua comunidade. Tornar a experiência divertida e valiosa acelera seu consumo e interação. Aproveitar o impulso do cliente feliz é fundamental para esse tipo de comunicação. Ele fornece uma maneira de comercializar para o cliente, oferecer serviço, suporte e vender para eles, sem ser excessivamente vendedores.

Mas sem uma estratégia definida, as marcas podem ser mais prejudicadas do que ajudadas. Olhar o conteúdo apenas como “conteúdo” sem levar em consideração sua relevância para o cliente é o caminho para se distanciar das pessoas. Não existem atalhos para o conteúdo de marca, sua propagação depende de frequência e análise para que cada interação seja medida e ajustada. É comum empresas tentarem comprar espaço em veículos de imprensa achando que matérias comerciais vendidas em formato de conteúdo possam resultar em benefício rápido. No entanto, quando a estratégia é utilizada sem conexão do conteúdo com o público ele pode atingir duplamente a reputação da empresa.

Em última análise, ter uma estratégia de conteúdo de marca garantirá que seu conteúdo seja visto pelas pessoas certas e irá melhorar a percepção de sua marca. Você alcançará novas pessoas e fornecerá valor aos clientes existentes e em potencial.

Se você está se perguntando como criar uma estratégia para seu conteúdo de marca, a Agência Baloodesign poderá ajudar. Entre em contato hoje para começar.