ago 27, 2021

Um guia completo para realizar campanhas de marketing de sucesso

Uma boa campanha de marketing está completamente ligada a uma boa estratégia de conteúdo. Como sempre gostamos de pontuar, é preciso saber contar histórias para as pessoas certas, aumentando o valor e reconhecimento da sua marca e cultivando relacionamentos duradouros com os clientes. Mas, para obter os melhores resultados, é preciso conhecer o assunto e saber o que está fazendo.

E, quando não há conhecimento suficiente, infelizmente nem toda campanha de marketing vai funcionar como o esperado. Durante o processo, há vários obstáculos que podem trazer problemas para a campanha. 

Neste artigo que preparamos para você, queremos te ajudar a lançar as mais incríveis campanhas de marketing, mostrando o que funciona e o que pode dar errado durante todo o processo criativo.

 

Mas, afinal, o que é uma campanha de marketing?

Transmitir a sua mensagem é no fim o que toda marca deseja. E as campanhas de marketing são uma maneira de comunicar essa mensagem específica, por meio do conteúdo, para um grupo direcionado de pessoas.

As campanhas, que podem ser grandes ou pequenas, são desenvolvidas para falar sobre algo novo ou um serviço que já existe. É uma forma de contar a história da sua marca em diferentes canais.

 

Como as campanhas de marketing são feitas?

Cada marca tem um objetivo ao lançar uma campanha de marketing, mas no geral as campanhas são pensadas sob uma estrutura única, divididas da seguinte maneira:

– A ideia da campanha: qual é a ideia que a marca quer passar.
– Bases da mensagem: as principais mensagens que vão ser passadas.
– Bases do conteúdo: a história que vai transmitir a mensagem.
– Execução do conteúdo: a construção de todo o conteúdo em si.

 

Os segredos para boas campanhas de marketing

São com as campanhas de marketing bem elaboradas que sua marca vai conseguir atingir os propósitos que busca, mas para conseguir tal feito a grande ideia da campanha precisa seguir alguns critérios:

– Clareza: quanto mais clara for a mensagem, mais forte será a campanha.
– Memorável: sua campanha tem que ser pensada para que a mensagem seja memorável e significativa para quem a recebe, pois isso será fundamental para uma boa jornada do cliente.
– Flexível: sua mensagem deve ser pensada para ser usada em diferentes mídias, como um anúncio no Instagram, revista, outdoor e outros canais.
– Valor: sabemos que uma campanha é realmente boa quando ela agrega valor às pessoas, seja educando, inspirando ou entretendo. É preciso alinhar o que a marca quer dizer com o que os clientes querem ouvir. 

 

Vale lembrar que o tamanho da campanha de marketing depende do que você deseja: uma empresa pequena consegue fazer uma campanha local e ter sucesso. Basta seguir os passos que falamos: passar a mensagem de um jeito mais eficaz!

 

Como criar as melhores campanhas de marketing

Agora que você já sabe o que é uma campanha de marketing, você deve estar se perguntando como encontrar a melhor ideia e como colocar a campanha em ação. 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar campanhas de marketing.

 

Fase 1: Comece devagar

Se você nunca fez uma campanha antes, mantenha os pés no chão e evite fazer logo de cara campanhas grandes.

Nossa sugestão é que sua marca comece com campanhas mais simples, como uma campanha no Instagram ou Facebook, por exemplo. Assim, será possível ver na prática o que funciona e o que pode ser melhorado, sem causar furos no seu orçamento. Uma boa ideia é também realizar testes A/B em uma campanha do Facebook, por exemplo, para se ter mais noção do que é importante sobre sua mensagem.

 

Fase 2: Avalie a estratégia de conteúdo

Tudo começa com uma boa estratégia. Por mais que você tenha uma ideia e já queira a colocar em prática, faça um planejamento antes. Uma boa campanha depende da estratégia de conteúdo.

– Objetivo: o que você está buscando com a sua campanha? Saiba o que você quer alcançar com sua ideia.
– Orçamento: quanto dinheiro você tem reservado para a campanha? Como falado antes, muitas vezes é melhor começar pequeno para que a campanha consiga um ROI (retorno sobre o investimento) mais sólido.
– Personas: Para quem é a sua mensagem, quem você quer atingir? Conheça quem é seu público-alvo, quais são seus interesses e o que eles buscam com o seu conteúdo. Sabendo quem é a sua persona de marketing, mais sucesso você vai ter com a sua campanha.
– Métricas: É preciso sempre medir o que você está fazendo, para saber se a campanha está dando certo. Mas é importante analisar quais são as métricas mais importantes antes mesmo de você começar uma campanha de marketing. Por exemplo: você quer conquistar mais seguidores na rede ou que mais pessoas acessem seu ebook, por exemplo?
– Canais: Ao conhecer suas personas, será mais fácil a marca escolher o canal certo de divulgação da mensagem, inclusive direcionando o tipo do conteúdo criado (como um artigo, vídeo ou postagem, por exemplo).

 

Fase 3: Encontre a ideia certa

Muitas vezes uma campanha de marketing não dá certo porque a ideia criada não era das melhores. Para saber se sua ideia é mesmo boa, pense no seguinte:

– Tenha foco no que seu público precisa. Encontre algo interessante e que seja relevante para as pessoas que vão consumir seu conteúdo.
– Pense nas ideias através das personas. Se você ficou com dúvida se o seu público está realmente interessado na sua ideia, volte atrás e pense em outra coisa.

 

Fase 4: Encontre o formato mais adequado

Não é exagero falar que em uma campanha de marketing o meio é tão importante quanto a mensagem. Afinal, é preciso criar o conteúdo certo e entregar para o seu o público nos canais corretos, em que ele se encontra. Nem sempre o conteúdo pensado vai se encaixar na sua história, então analise várias questões.

– Considere as personas. Essa é uma dica que gostamos de falar: saiba sempre qual é o tipo de conteúdo que seu público costuma consumir e o que ele espera de você.
– Considere seus canais. Você pode ter tido uma ideia que parecia promissora, mas ela não é a mais adequada para colocar no canal que você pensou. Por exemplo: uma galeria de fotos fica melhor no Instagram do que no Twitter. Já uma série de vídeos pode ficar melhor no YouTube do que no Facebook.
– Aproveite todo seu conteúdo. Aqui, o objetivo é transformar um formato em outros. Um ebook, por exemplo, pode virar um artigo e até um infográfico. Assim, você aproveita o mesmo conteúdo de maneiras diferentes e sempre práticas. 

 

Fase 5: Pense na sua infraestrutura

Essa é uma questão que não pode ser ignorada. Após ter uma boa ideia e pensar em todo o formato e conteúdo, é preciso colocar em ação a campanha de marketing, mas os desafios da criação de conteúdo são vários e isso pode prejudicar a sua marca caso você não esteja preparado.

Para garantir um bom processo, siga os seguintes passos:

– Comece com um briefing criativo. Ele vai ajudar toda a equipe a ter as informações certas do projeto para produzir o trabalho criativo.
– Pense no cronograma. Ter prazos facilita o trabalho da equipe. Tenha um cronograma com datas para criar e entregar o trabalho.
– Atribua as funções. Organização é bom e todo mundo gosta, certo? Saber quem está fazendo o que vai facilitar o trabalho de todos!
– Chame ajuda se precisar. Sua empresa pode não ter todos os especialistas para criar as campanhas de marketing, então contrate um profissional freelancer ou uma agência para ajudar na criação de conteúdo. É importante lembrar que muitas vezes é melhor chamar alguém de fora do que tentar fazer algo sem a devida certeza com a equipe interna: ao consertar depois o que foi feito errado, você perderá tempo e dinheiro.

 

Fase 6: Hora da criação

Chegou o momento de fazer a criação de todo o conteúdo pensado. Para conseguir criar o melhor conteúdo, você vai precisar do seguinte: 

– Identidade da marca. Não se esqueça nunca de colocar sua identidade visual no seu conteúdo. Crie uma voz para sua marca e trabalhe isso sempre nas campanhas de marketing.
– Escreva para o seu público. Ao conhecer quem é a sua persona, você vai saber como se comunicar com ela, evitando chavões e criando um bom relacionamento.
– Encontre as melhores ferramentas. Na internet ou com a ajuda de uma agência, você pode encontrar ferramentas que vão te auxiliar na produção de e-books e infográficos, por exemplo.
– Tenha um forte CTA. O Call to Action é uma chamada que visa fazer as pessoas realizarem uma ação, como clicar na sua página. Evite ser muito extravagante, mas seja preciso.
– Revise o conteúdo. Erros de português ou digitação vão fazer você perder a credibilidade, então revise todo o material antes de dar sequência.
– Use recursos de SEO. Com as palavras-chave certas, é possível aumentar o tráfego no site e trazer mais pessoas para ler o conteúdo produzido. 

 

Fase 7: Estratégia de distribuição

Não basta apenas pensar no conteúdo e sair publicando por aí. Uma boa campanha de marketing necessita de uma estratégia de distribuição de conteúdo.

– Escolha as hashtags. Elas vão ajudar a atingir o público que você deseja.
– Reúna o conteúdo. Veja tudo o que você deseja promover, como textos, imagens e anúncios.
– Rastreamento. É importante saber como a campanha vai afetar os negócios, por isso você pode usar links de rastreamento para saber como a campanha está impactando.
– Promova o conteúdo. Faça uso da promoção de conteúdo em redes sociais, anúncios ou através de influenciadores. É uma boa maneira de atingir mais pessoas e impactar positivamente a sua campanha.

 

A chave do sucesso

Não se desespere se por um acaso sua campanha de marketing não der certo na primeira vez que você tentar. É importante saber que quanto mais você tenta e experimenta, mais você vai aprender sobre o assunto e logo suas campanhas vão obter mais sucesso. Dependendo dos resultados, não tenha medo de tentar uma outra ideia.

Lembre-se sempre de revisar sua estratégia para ver se está no caminho certo e medir os resultados. E, se quiser saber mais sobre campanhas de marketing, mande uma mensagem e vamos conversar. Ficamos felizes em ajudá-lo a criar uma campanha de marketing para sua marca!