27 de agosto de 2021

5 dicas para um bom marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo? Engana-se quem acha que é apenas ‘criação de conteúdo’ Na verdade, é mais do que isso: é criar o conteúdo certo e que chame a atenção das pessoas para que elas se conectem com sua marca e continuem acessando. Para fazer isso com sucesso, é necessário oferecer um conteúdo de qualidade e de maneira consistente, em cada fase da jornada do cliente. Para saber mais sobre como funciona o marketing de conteúdo, preparamos esse artigo para você!

 

Marketing de conteúdo e Estratégia de conteúdo

Criar um bom conteúdo costuma ser uma dificuldade para algumas marcas, pois não há uma única fórmula para um marketing certo: cada empresa tem uma necessidade diferente. E, justamente pelas marcas não possuírem um plano de marketing de conteúdo já definido e sólido, elas acabam ‘lutando’ para conseguir buscar suas metas.

Em um relatório recente (B2B Content Marketing: Benchmarks, orçamentos e tendências do Content Marketing Institute), os profissionais do marketing falaram sobre os principais desafios para obter sucesso, e eles estão relacionados:

– Desafios de estratégia
Desafios da criação de conteúdo

 

Afinal, sem a estratégia correta fica difícil criar o conteúdo mais adequado. Para isso, é preciso adotar uma estratégia para conseguir buscar a melhor combinação de conteúdo.

 

Como buscar o mix de marketing certo

A seguir, queremos ajudar você a entender melhor como criar um plano editorial para atingir o público certo em diferentes plataformas e canais. 

É claro que cada marca vai ter sua ideia e objetivo específicos, mas as etapas que descreveremos ajudam a criar um calendário editorial completo.

 

1 – Saiba qual conteúdo entregar ao público em cada fase da jornada do cliente

Para começar, é preciso entender que você está ‘conversando’ com diferentes tipos de público: aquele que já é fiel à marca e quem ainda não conhece a empresa. Veja como será a entrega do conteúdo como um todo, do início ao fim, abordando os diferentes tipos de clientes ao longo do processo da jornada: nas fases de reconhecimento, consideração, análise, compra e fidelidade.

Faça uma análise de qual processo é mais importante e pense em ideias para preencher todas as lacunas de conteúdo. 

Crie também personas para a sua marca, ou seja, uma descrição de quem é o seu público, que ajudará na construção de um conteúdo mais indicado para quem consome seu produto.

 

2 – Experimente formatos diferentes

Como bem sabemos, o mundo do marketing está sempre evoluindo, com mudanças de tendências e também novas plataformas de distribuição. Sem contar que o gosto dos consumidores também mudam. E, com isso, precisamos alinhar o nosso conteúdo e seus formatos.

O que era popular anos atrás nem sempre estará funcionando hoje em dia. Para ter sucesso no marketing de conteúdo, é preciso sempre fazer a mensagem certa chegar ao consumidor, através de diferentes canais e formatos.

Sua marca pode usar formatos como infográficos, vídeos ou e-books, por exemplo, para engajar o consumidor. Ao pensar nas ideias de conteúdo, pense também qual é a melhor forma de apresentar isso para o público. Às vezes, o vídeo funciona bem para uma certa plataforma, mas não para outra. 

Separamos a seguir alguns formatos que se encaixam bem nesta jornada do cliente.

Veja como cada tipo se conecta de um jeito diferente dentro dos estágios da jornada.

– Conscientização: infográficos, white papers e e-books.
– Consideração: postagens em blogs e em redes sociais, além de artigos online.
– Análise: Webinars e vídeos explicativos.
– Compra: cases de sucesso, depoimentos e avaliações gratuitas.
– Fidelidade: boletins informativos, consultas de acompanhamento e ofertas especiais.

 

3 – Mantenha uma publicação consistente da publicação

Para que seja possível publicar o marketing de conteúdo correto é necessário oferecer ao cliente o conteúdo de uma maneira constante. Por esse motivo falamos da importância em ter um planejamento editorial, coordenação do projeto e gerenciamento de recursos. Para isso, siga nossas dicas:

– Frequência de publicação: Não necessariamente a ideia é agendar um monte de conteúdo, mas sim manter uma frequência, afinal, nem sempre sua marca consegue criar muito conteúdo para ser publicado. Descubra qual a melhor maneira de dividir o conteúdo em publicações de blog e postagens nas redes sociais, por exemplo. Qual é o tipo de conteúdo que seu público está esperando receber?

– Programação: Organização é a palavra chave para publicar um conteúdo de forma mais consistente. De acordo com o relatório CMI B2B, 30% dos profissionais de marketing não usam um calendário editorial para ajudar na elaboração do conteúdo. Ao ter um cronograma pronto, será mais fácil pensar na produção do conteúdo.

 

4 – Crie um processo de produção para aumentar a eficiência da criação de conteúdo

Como fazer a criação de conteúdo para a sua marca? Não importa qual meio utilizado, é preciso tempo, dinheiro e profissionais para colocar o plano de marketing em ação. Para criar um bom marketing de conteúdo, você tem as seguintes opções:

– Equipe interna: é preciso contar com uma infraestrutura para produzir o conteúdo, com uma equipe especialista no assunto e, claro, recursos para produzir esse tipo de conteúdo.
– Freelancer: Sua empresa pode contratar também profissionais experientes que vão realizar o trabalho.
– Agência: Contratar uma agência especializada é uma das melhores opções, principalmente para quem busca criar uma estratégia de grande conteúdo. 

 

5 – Confira as métricas e os resultados

De nada adianta colocar em prática todo o planejamento do marketing de conteúdo e não ter resultados. Antes de tudo, defina seus objetivos e escolha as métricas mais adequadas para o que você deseja alcançar. É fundamental entender qual o tipo de conteúdo vale a pena ser publicado.

Ao escolher as métricas que serão usadas no seu planejamento, sua estratégia de marketing tem mais chances de obter sucesso. Esteja sempre revendo o conteúdo e os resultados para saber se está no caminho certo. E faça sempre essas perguntas?

– Quais conteúdos tiveram mais sucesso?
– Quais plataformas foram usadas?
– Quais dias e horários foram publicados?
– O que deu certo?
– O que você pode aprender com o que está sendo realizado?

 

Ao perceber o que está dando certo ou errado, será mais fácil encontrar um caminho para um marketing de conteúdo mais certeiro.

 

Nunca fuja da estratégia

Cada marca tem um objetivo, e encontrar o plano de marketing de conteúdo perfeito é o grande desafio de todos. O importante é sempre ter uma estratégia definida e fazer as seguintes perguntas:

– Quais são os principais objetivos?
– O que o público precisa?
– Qual o conteúdo mais adequado para o público?

 

Se você quer saber mais sobre marketing de conteúdo, continue acompanhando nossas novidades, mas se você busca uma agência para desenvolver esse trabalho para o seu negócio entre em contato com a Baloodesign e vamos conversar!