set 01, 2021

A melhor maneira de criar conteúdo e ter um bom blog de marketing

Como criar um conteúdo criativo e envolvente para seu blog de marketing? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, para conseguir transformar seu público em usuários constantes e fãs da marca. Mas que tipo de conteúdo fazer para ter sucesso?

O desafio é grande. E, com essa pergunta inicial, vem muitas outras. Qual formato usar, como se destacar da concorrência, quais assuntos abordar? A chave para um bom blog de marketing está no seu equilíbrio, oferecendo o conteúdo certo e atraindo as pessoas que você busca ter um relacionamento.

Como ter um blog de marketing bem equilibrado

É por meio do blog de marketing que sua marca vai conseguir contar histórias e atrair diferentes públicos. Mas é preciso de uma estratégia para construir o conteúdo certo e obter os resultados que você procura.

Como falamos antes, o segredo está no equilíbrio da construção do blog. Por isso o comparamos com uma refeição saudável. Assim como numa dieta, em um blog de marketing é preciso saber como servir todas as coisas de maneira equilibrada. 

1 – O material nutritivo (carne)

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é construir um relacionamento de confiança a partir do conteúdo disponível. Então, é preciso oferecer um conteúdo de alto valor para as pessoas. Como conseguir isso?

  • Pesquisas e análises
  • Busca de dados
  • Artigos detalhados, ebooks e guias.

 

Em seu blog de marketing, invista neste conteúdo grande, como um ‘guia definitivo’ de determinado assunto relacionado com sua sua marca ou relatório que vai surpreender o mercado. Com esse conteúdo, você vai mostrar que tem conhecimento no assunto e é relevante para quem está consumindo seu conteúdo.

Algumas maneiras de criar relevância.

  • Crie um guia ou ebook robusto.
  • Explore seus dados internos. 
  • Conheça a fundo as histórias que deseja contar.

 

Você vai precisar também ter uma estratégia de marca forte, fundamental para a seguir criar a melhor estratégia de conteúdo.

2 – O recheio (trigo integral e grãos)

É preciso oferecer também ao público, além do conteúdo principal, outros produtos que ajudam a saciar a fome por conteúdo das pessoas. E que material é esse?

  • Tutoriais;
  • Conteúdos antigos reaproveitados;
  • Dicas;
  • Artigos;
  • Postagens

 

Uma boa dica para ter um blog de marketing saudável é manter as publicações de forma constante e regular. Assim, você mantém seu público sempre conectado.

Como conseguir isso?

  • Pense em alguns assuntos ou habilidades que as pessoas gostariam de aprender e apresente um material com instruções e tutoriais, como um vídeo explicativo.
  • Saiba quais são os assuntos mais relevantes. Ao criar personas de marketing, você vai entender melhor os interesses do seu público. 
  • Crie mais conteúdo através de materiais já existentes. A ideia é reaproveitar o que já está pronto de um outro jeito. Um ebook pode se transformar em uma série de artigos, por exemplo. 

 

Um bom jeito de oferecer um conteúdo de valor para seu público é montar uma série com resumos e dicas. Já pensou nisso?

3 – O material nutricional (vegetais)

Com esse conteúdo, a ideia é promover a sua própria marca. É um material fundamental para conquistar o público, oferecendo:

  • Estudos de caso;
  • Colaboração de convidados;
  • Liderança inovadora.

 

Como conseguir isso?

  • Convide parceiros de publicação. Esse é um bom jeito de aumentar o seu alcance, com diferentes publicações e influenciadores relacionados ao seu mercado. 
  • Use cases de sucesso. Os estudos de caso podem agregar valor à marca. Mostre de um jeito interessante como seu trabalho ou produto ajudou alguém. 
  • Compartilhe histórias. Conte histórias de vitórias e também de erros, mostrando toda sua experiência, como aprendeu lições e sua capacidade em crescer. Essa é uma boa maneira de ganhar a confiança das pessoas, mostrando o lado humano da marca.

4 – Os doces (sobremesa)

Quem não gosta de um docinho? Em nossa comparação, é o conteúdo que pode ser mais bem-humorado e alegre, que dê para explorar a marca de um outro jeito, usando diferentes artifícios:

  • Conteúdo cultural;
  • Vídeos, histórias e artigos divertidos;
  • Gráficos para compartilhar.

 

Como produzir esse material:

  • Bastidores. Quem são as pessoas por trás da marca? O público gosta de ver o que se passa nos bastidores da empresa, e este tipo de material pode ser bastante útil. 
  • Aposte em diferentes formatos. Um GIF ou um meme pode ser perfeito para o seu conteúdo, além de ser bastante compartilhável. 
  • Compartilhe valores. Como falamos antes, as pessoas querem saber mais sobre a marca e quem é você, então inspire essas pessoas compartilhando seus valores.

5 – O extra (condimentos)

Na alimentação, sempre complementamos algo com um molho ou tempero. Na criação de conteúdo, também é possível adicionar elementos para dar mais destaque a ele. O que podemos usar?

  • Links úteis;
  • Um ponto de vista;
  • A personalidade da marca.

 

E como conseguir isso?

  • Defina a personalidade da sua marca. Crie uma voz e uma personalidade para criar o conteúdo de marketing.
  • Tenha um guia de estilo de marca. O guia de estilo direciona e garante que todo o seu conteúdo vai refletir a personalidade da marca, seja no design ou no texto. 
  • Seja informal. Esse jeito de escrever ajuda a criar uma intimidade com o público, deixando a relação mais pessoal.

Como fazer o blog de marketing crescer

A melhor forma de criar um blog de marketing bem equilibrado e fazê-lo crescer é apostar na criação de conteúdo de qualidade e na sua publicação/entrega constante. Não é preciso começar publicando todo dia, mas mantenha um calendário consistente e vai aumentando aos poucos.

  • Tenha infraestrutura para a produção. De nada adianta ter uma ideia se não tiver braços para a produção de conteúdo.
  • Conte com a melhor equipe. Nem sempre é preciso ter um número grande de funcionários, mas sim os profissionais adequados e especialistas no assunto.
  • Use diferentes formatos. Seja textos, vídeos ou ebooks, descubra quais formatos são os melhores para você atingir o seu público. 

 

Se você precisar de qualquer ajuda ou informação sobre marketing de conteúdo, estamos à disposição para um bate-papo, é só entrar em contato.