10 perguntas a serem feitas antes de contratar uma agência de marketing de conteúdo
Em algum momento, muitas empresas percebem que precisam contratar uma agência de marketing de conteúdo. Se este é você, não se preocupe! Você não está sozinho! O Content Marketing Institute constatou que 26% das empresas aumentaram seus gastos com terceirização de marketing de conteúdo em 2019. Seja para reforçar os esforços existentes de marketing de conteúdo ou começar uma nova estratégia com o marketing de conteúdo, recorrer a uma agência externa pode fornecer uma perspectiva e um conhecimento que talvez não exista internamente.
Mas nem todas as agências são criadas da mesma forma e, antes de você escolher, convém garantir que ela seja a agência certa para você. Depois de coletar suas solicitações de proposta e identificar as agências que você deseja considerar mais, faça estas 10 perguntas aos candidatos.
1. Como você faz um brainstorming e encontra novas idéias para o conteúdo?
Nem todas as agências funcionam da mesma maneira. Algumas mantêm o máximo de brainstorming interno possível; algumas contarão com o cliente para apresentar novas ideias; e outras usarão uma combinação das duas formas para realizarem a criação. No entanto, se a agência de marketing de conteúdo apresenta novas ideias para o conteúdo, verifique se é algo para o qual você está preparado. Você não deseja sempre oferecer ideias, mas também deve se preocupar se tem uma estrutura interna para receber muitas informações e apoiar a agência no processo.
2. Qual é o seu processo de integração?
É importante contratar uma agência de marketing de conteúdo que dedique algum tempo para entender seus negócios, suas metas para o programa de marketing de conteúdo, a cultura da sua empresa e seus objetivos gerais de negócios. Isso pode exigir reuniões presenciais, portanto, verifique se essa é uma opção da agência que você escolher e se você está preparado para assumir essas atividades.
3. Qual é o seu processo de edição?
Você deseja que seu conteúdo se encaixe na voz da sua marca e faça sentido. Pergunte à sua agência como eles editam as peças, quem está envolvido e quantas revisões são realizadas. A quantidade de profissionais envolvidos é muito importante, mas tenha em mente que o processo de entrega tende a se tornar mais lento com a interação de mais pessoas. Se você pode dar uma mão no processo de edição, verifique se isso também é uma possibilidade. O que você não deseja é um conteúdo enviado a você que não teve nenhuma personalização e edição.
4. Qual é o seu fluxo de trabalho de conteúdo?
Uma das razões pelas quais muitas empresas contratam uma agência de conteúdo é para que as agência as ajude a configurar os processos e fluxos de trabalho organizacionais que mantêm as entregas no caminho certo. Pergunte como a agência configura um fluxo de trabalho de conteúdo: como é o processo de desenvolvimento de conteúdo, quem é atribuído a qual tarefa, como eles garantem que os prazos sejam cumpridos e quanta colaboração está envolvida.
5. Quais ferramentas e plataformas você usa para gerenciar seu fluxo de trabalho de conteúdo?
Esteja você planejando trabalhar com sua agência ou não, você quer garantir que quem contrata tenha um sistema para gerenciar o fluxo de trabalho de conteúdo e que ele possa funcionar em conjunto com qualquer ferramenta de fluxo de trabalho que sua empresa já tenha usos.
6. Como você escolhe qual escritor estará em minha conta?
A última coisa que você deseja descobrir tarde demais no jogo é que eles designaram aleatoriamente alguém para sua conta de um grupo de escritores freelancers ou profissionais internos que podem ou não ter a experiência e as habilidades necessárias para criar seu conteúdo. Muitas agências de conteúdo terão uma combinação de escritores internos e freelancers confiáveis, com conhecimentos específicos no assunto. Você sempre pode solicitar à agência uma lista de possíveis autores que possam ser atribuídos à sua conta com antecedência e solicitar a visualização de amostras de conteúdo mediante uma acerto de valores.
7. Você pode me enviar exemplos de diferentes tipos de conteúdo que você criou?
Uma coisa é uma agência de marketing de conteúdo dizer que pode criar o conteúdo direcionado para sua empresa; outra coisa é que eles tenham capacidade técnica para fazer isso ou até mesmo um histórico de criação. Peça amostras de documentos técnicos, postagens de blog, e-books, conteúdo interativo, vídeos e outros trabalhos que eles fizeram, tendo em mente que o site deles pode hospedar apenas uma pequena amostra de seu trabalho.
8. Como você ajuda nosso conteúdo a ser visto?
O marketing de conteúdo também inclui a promoção de seu conteúdo para que seu público-alvo ideal o veja, faça o download e atue sobre ele. Pergunte à sua agência que tipos de métodos de distribuição de conteúdo serão usados para apresentar seu conteúdo às pessoas. Mídia social? Anúncios pagos? Marketing de email?
9. O que você pode fazer com o vídeo?
Você pode se surpreender com o que pode ser feito com vídeos e como ele pode atrair novos clientes ou ajudá-lo a reter clientes existentes. Porém, os recursos de vídeo podem variar muito, de vídeo em estilo documentário a vídeos animados e vários estilos de produção e edição. Descubra quais recursos específicos de vídeo sua agência de conteúdo possui, como eles apresentam idéias em vídeo, como as executam e qual nível de colaboração eles exigem dos clientes.
10. Como você obtém cobertura da mídia para nós?
Embora um artigo da edição de final de semana da Folha de São Paulo possa ser um tiro no escuro, existem muitas outras oportunidades para obter cobertura da mídia. Pergunte se a sua agência de marketing de conteúdo pode escrever artigos contribuídos para publicações comerciais, divulgar histórias da mídia para a imprensa local e ajudar a obter parte do seu conteúdo de destaque nas publicações-alvo.
Não importa como sua agência de marketing de conteúdo responda a essas perguntas, você deve se sentir confortável com o que eles dizem e com o trabalho que fazem. Você deseja uma agência que seja adequada para sua empresa, seja aumentando a equipe interna existente ou criando uma estratégia de marketing de conteúdo desde o início.
A Agência Baloodesign possui mais de 10 anos de experiência em publicidade e marketing de conteúdo. Acreditamos que não existe a melhor agência de marketing de conteúdo e sim a agência que melhor se encaixa com os objetivos e colaboradores da sua empresa. Esperamos o seu contato para um bate papo.