ago 26, 2021

Saiba o que é uma agência criativa, como ela pode ajudar a sua marca e como encontrar a melhor

Toda empresa precisa construir a sua marca, mas isso não acontece rapidamente, é preciso estabelecer e fortalecer relacionamentos com pessoas e clientes. E como fazer isso? Muito do trabalho é realizado através do marketing. Muitas empresas não possuem uma equipe interna de comunicação, então é preciso ir atrás de quem possa ajudá-lo neste processo e na elaboração e execução de um plano e estratégia de marketing. Mas qual agência procurar, já que existem agências criativas, agência de publicidade e também agência digital?

Neste artigo, vamos detalhar tudo sobre a agência criativa. Como funciona, o que é e como encontrar a melhor para o sua necessidade.

 

O que é uma agência criativa?

Resumindo, uma agência criativa oferece um leque grande de serviços de marketing e publicidade, com diferentes tipos de estratégia, promoções criativas ou trabalhos.

Por mais que uma ou outra agência criativa seja especializada em algum assunto específico, todas elas costumam oferecer os seguintes serviços:

Serviços de estratégia:

– Estratégia de publicidade
Estratégia de marca
– Estratégia de marketing
– Estratégia de conteúdo
– Estratégia de mídia social

 

Medição e Análise

Criação de conteúdo (também chamado como ‘criativo’)

-Relatórios anuais
– Estudos de caso
– Blogs e artigos
Branding
Redação (Copywriting)
Edição de texto
Planejamento e publicação de conteúdo
Visualização de dados
Ebooks
Vídeos explicativos
Vídeos animados
Motion Graphics
Design gráfico
Aplicativos
Infográficos
Interativos
Apresentações
Fotografia
Web Design (Desenvolvimento de sites)

 

Serviços de Comunicações

– Compra de mídia
– Conteúdo Patrocinado
– Marketing de influência
– Relações públicas

 

Como podemos perceber, uma agência criativa conta com uma equipe de diferentes profissionais especialistas que vão ajudar na sua estratégia de marca. Dentre os profissionais, podemos citar:

– Diretor de arte
– Diretor criativo
– Escritor
– Editor de texto
– Estrategistas de marca e conteúdo
– Gerentes de contas
– Fotógrafo
– Cinegrafistas
– Web Designers e Desenvolvedores
– Designers gráficos
– Especialistas em distribuição de conteúdo

 

Cada agência criativa trabalha de uma maneira e, dependendo da sua estrutura, muitas delas trabalham em parceria com especialistas, como uma produtora de vídeo, por exemplo.

 

Quais as principais diferenças de uma agência criativa com outros tipos de agências?

 

Já vimos como uma agência criativa tem uma variedade de serviços para oferecer, enquanto outras agências concentram seus trabalhos em algo específico.

– Agência digital: tem o seu trabalho focado na estratégia de marketing digital, com a geração de leads e conteúdos de SEO.
– Agência de Design: de uma maneira mais simplista, podemos falar que esse tipo de agência oferece serviços de design, incluindo impressão e digital.
– Agência de Publicidade: como o próprio nome diz, a publicidade é o foco desse tipo de agência, oferecendo a publicidade em diferentes meios de comunicação como TV, digital, mídia impressa, rádio e outros. Algumas agências ainda oferecem serviços de marketing.
– Agência de SEO: o objetivo da agência é aumentar o tráfego e a geração de leads usando estratégias de SEO e palavras-chave que vão trazer mais acesso aos sites e matérias.
– Agência de Relações Públicas: a ideia é fortalecer a marca, oferecendo diferentes serviços para que a empresa ganhe um nome mais forte. Algumas táticas usadas são a distribuição de conteúdos ou serviços promocionais, por exemplo.
– Agência de Mídia Social: especialista em oferecer estratégias sociais e a gestão de contas de diferentes mídias (Instagram, Facebook, Linkedin, YouTube e muitos outros).

 

Como a agência criativa pode ajudar sua empresa a fortalecer a marca

Como já vimos, uma agência criativa oferece muitos serviços que podem ajudar as empresas, que podem se beneficiar de diferentes maneiras.

A seguir, separamos alguns motivos para você ver como uma agência criativa pode ajudar sua marca.

 

1 – Ter uma nova perspectiva

Quando estamos super envolvidos e imersos em algo, nem sempre enxergamos o que devemos fazer, e uma agência criativa pode trazer novas perspectivas para o trabalho, orientando diferentes estratégias e com novas ideias para chegar ao objetivo desejado. 

 

2 – Conhecimento interno

Você já se perguntou o quão bem você conhece todo o seu trabalho, seus concorrentes e o que está acontecendo no mercado? Como uma agência trabalha com diferentes clientes de variados setores, a visão acaba sendo mais ampla, com um conhecimento maior do que pode funcionar e o que pode fazer para melhorar os seus resultados. Ao conhecer o erro de outras marcas, a agência consegue fazer a empresa que a contratou ter mais sucesso.

 

3 – Execução com especialistas

Já mostramos o tanto de profissionais que uma agência criativa tem, e essa é uma das vantagens de sua empresa contratar uma agência criativa. De desenvolvedores a redatores, designers e especialistas em dados, toda a equipe tem o conhecimento para produzir conteúdo e entregar tudo o que a empresa necessita. E, por trabalhar nesse meio todos os dias, a experiência acaba ajudando na elaboração de estratégias e em como entregar ao cliente a melhor solução e experiência, aproveitando ao máximo o conteúdo criado. Na hora de procurar uma agência criativa, procure conhecer o seu currículo e suas criações. 

 

4 – Diferentes conexões e redes de contato

Se por um acaso a agência criativa não tiver em sua equipe alguém que produza aquilo que você esteja procurando, ela tem todo o conhecimento e rede de contatos para encontrar um especialista no assunto. Seja para produzir um vídeo ou montar um site interativo, a agência vai encontrar uma produtora ou um desenvolvedor para resolver a questão.

 

5 – Rápida produção

Uma agência criativa está acostumada a entregar todo material solicitado com eficiência e rapidez, sabendo de todos os obstáculos que possam aparecer no meio da produção. Além disso, as agências costumam contar com toda a infraestrutura para lidar com a produção, oferecendo diferentes recursos. 

 

6 – Conteúdo de qualidade

Uma operação de marketing bem sucedida depende de vários fatores, como consistência e qualidade. Com a experiência de bons profissionais e a infraestrutura adequada, a agência criativa consegue entregar um conteúdo de qualidade e em alto volume.

 

Como saber se você precisa de uma agência criativa

Para começar, vamos dizer que nem toda empresa necessita de uma agência criativa, afinal você já pode contar com uma equipe interna de marketing. Mas, caso sua marca não possua essa estrutura, você pode pensar em contratar uma agência criativa para os seguintes casos:

– Recursos: muitas marcas não dispõe dos meios necessários para executar a estratégia de marketing. Uma agência criativa pode ajudar a empresa com toda a infraestrutura para traçar as estratégias.
– Conhecimento: a agência criativa conta com diferentes especialistas, com conhecimentos e habilidades para colocar as estratégias de marketing e comunicação em ação, com a criação de diferentes tipos de conteúdo.
– Produção em volume: mesmo se sua empresa tiver uma equipe interna, ela pode estar atolada em outros projetos de marketing. Neste caso, uma agência criativa pode ser útil para entregar o conteúdo em grande escala e com qualidade.
– Resultados: caso sua estratégia não esteja saindo de acordo com o planejado, conte com uma agência criativa para rever a estratégia e buscar os melhores resultados.

 

Como encontrar uma agência criativa?

Essa é uma pergunta que toda empresa faz, afinal, a ideia é achar uma agência criativa de qualidade e de confiança. Veja a seguir como encontrar o parceiro ideal.

 

1 – Saiba seus objetivos e o que você quer alcançar.

Conhecer seus objetivos é o primeiro passo antes de contratar uma agência criativa. Ao definir essa meta, será mais fácil para a agência contratada encontrar a solução ideal.

 

2 – Procure saber os resultados e portfólio da agência.

As agências criativas costumam compartilhar seu portfólio e também os cases de sucesso. Ao conhecer quais os clientes e os trabalhos já realizados pela agência, você terá uma noção maior do que lhe espera, como o estilo criativo e a habilidade de produção. Caso tenha ficado com alguma dúvida, peça mais informações e exemplos para a agência.

 

3 – Peça recomendações

Com tantas agências criativas, talvez você fique na dúvida de qual pode ser a melhor. Um bom jeito de descobrir é pedindo recomendações a amigos e colegas de profissão. Uma outra forma de saber é fazendo buscas no Google. E lembre-se: talvez a agência mais indicada para você pode estar fora da sua cidade, então pesquise de uma forma mais ampla.

 

4 – Descubra se eles compartilham conhecimentos e informações

Uma boa agência criativa investe no próprio material. Esse é um jeito de mostrar para todos a sua competência e experiência. Materiais como ebook e artigos costumam estar compartilhados em seus blogs e sites, e esse é um bom indicador para a empresa que está procurando uma agência criativa de qualidade. 

 

5 – Conheça o conteúdo da agência

Visite o site da agência criativa, conheça a sua equipe e confira todos os seus valores. Essa pesquisa vai te ajudar a ter mais confiança com quem você pode vir a trabalhar. 

Por mais que você conheça o portfólio de alguém, e goste do que viu, o importante é saber como vai ser o trabalho de vocês juntos. Por isso, converse com todas as agências das quais você se interessou para saber mais sobre o processo criativo e até os valores, por exemplo.

Uma dica é entrar em contato com ao menos 3 agências criativas diferentes para conseguir mais informações que vão te ajudar a escolher a agência mais adequada. Você pode, por exemplo, tentar descobrir as seguintes questões:

– Consegue dar conta do trabalho? Essa é uma pergunta crucial, pois o tempo é muito importante. Será que a agência consegue entregar todo o material no prazo combinado? – – Conheça como vai funcionar o cronograma projetado.
– Qual é a experiência da agência na sua área? É importante saber se a agência criativa tem ou não experiência e é especializada no trabalho/assunto que sua empresa atua.
– Como funciona o processo criativo? Cada agência tem o seu fluxo de trabalho, mas todas elas contam com um processo já estabelecido para entregar o trabalho no prazo. Ao conversar com a agência, procure saber desses detalhes.
– Quem é a equipe? É importante saber com quem você vai trabalhar e quem são os profissionais que estarão envolvidos no seu projeto.
– O trabalho será terceirizado? Muitas vezes, as agências criativas acabam trabalhando com alguns parceiros contratados à parte, como uma produtora de vídeo, por exemplo. – – Tente saber se o seu projeto será realizado pela agência ou terá o apoio de profissionais terceirizados.
– Saiba quais são os valores. Lembre-se sempre de deixar combinado o valor do projeto, lembrando que a transparência neste assunto é muito importante. Um aumento de valores sem aviso pode ser um problema.

 

O que fazer ao encontrar a agência certa?

Depois de tantas pesquisas, finalmente sua empresa encontrou a melhor agência criativa. Para que o trabalho dê certo, é importante manter um bom relacionamento e parceria. Ou seja, você também precisa fazer a sua parte para alcançar o sucesso!

Gostou de nossas dicas? Continue acompanhando as novidades da Baloodesign para mais informações. E se quiser conhecer melhor o nosso trabalho é só entrar em contato!