out 23, 2019

Marketing de Conteúdo: 5 dicas que você não pode ignorar

Com  a propagação dos softwares de bloqueio de anúncios em alta e com o aumento da necessidade de liberdade proporcionada pelas novas leis de privacidade de dados, o marketing de conteúdo é uma rota que empresas e agências devem aproveitar para manter seus consumidores felizes e engajados.

Mas qual é o segredo para criar conteúdo eficaz e envolvente? A Agência Baloodesign destacou alguns pontos para você se manter atualizado sobre as tendências.

Crie uma experiência pessoal

De acordo com as tendências do setor, a personalização no marketing de conteúdo está em ascensão. Se os consumidores sentem que seu conteúdo não é relevante, isso pode diminuir as taxas de engajamento em 83%.

Os consumidores estão procurando conteúdo que seja significativo para eles. Eles desejam receber mensagens e ofertas direcionadas com base em seus interesses. Na verdade, eles estão dispostos a fornecer dados e informações pessoais em troca de uma experiência de marketing personalizada.

Seja conciso

Textos com 3.000 palavras para um blog estão caindo em desuso e hoje se comportam como dinossauros em um museu, à medida que os clientes acessam conteúdos mais curtos, rápidos e ricos em detalhes visuais.

Com o tempo médio de atenção do consumidor em apenas 8 segundos, você não tem muito tempo para ganhar a atenção dos usuários com seu conteúdo.

Aproveite os diversos formatos de conteúdo, como infográficos, vídeos on-line e animações, para manter os usuários envolvidos. Certifique-se de que seu conteúdo conte uma história única e atraente e ofereça aos consumidores algo pelo que valha a pena clicar e ficar.

Torne-o interativo

Conteúdo dinâmico e interativo gera conversas bidirecionais entre marcas e consumidores.

Considere adotar tipos de conteúdo como pesquisas, questionários, vídeos e até realidade virtual para manter os visitantes ocupados. Você pode até transformar consumidores em embaixadores da marca, promovendo a criação e o compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário.

Permaneça fiel à sua marca

86% dos consumidores afirmam que a autenticidade é inviolável em suas decisões de compra. Em outras palavras: se eles acreditam, eles compram.

Os consumidores de hoje estão mais experientes e cansados ​​com o conteúdo da marca do que nunca. A emoção padrão deles em relação às marcas é a desconfiança, e você precisará trabalhar duro para mudar isso.

Para estimular a afinidade e a lealdade à marca, verifique se seus seguidores sabem que podem confiar em você. Cultive relacionamentos significativos com seus consumidores, e eles estarão muito mais dispostos a comprar seus produtos ou serviços.

Certifique-se de manter suas mensagens consistentes e considere uma parceria com influenciadores ou líderes de pensamento para ajudar a estabelecer uma identidade de marca positiva e real.

Seja transparente

Violações e vazamentos de dados resultaram em bilhões de registros comprometidos em 2019, alimentando preocupações de privacidade entre os consumidores. Está ficando claro que os consumidores querem manter suas informações privadas ou, pelo menos, próximas do seu controle.

Embora a maioria dos clientes esteja disposta a fornecer informações como nome, endereço de e-mail ou número de telefone para receber atualizações e recompensas, é imperativo ser transparente sobre o que você faz com os dados.

Se sua empresa coletar informações pessoais, não deixe de oferecer aos consumidores a possibilidade de ativar ou desativar essa coleta. Informe-os sobre as informações que você está coletando e como as usará. Isso ajudará você a criar confiança e manter seus clientes seguros e protegidos.

Sempre em movimento

Para estabelecer e manter uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, você precisará acompanhar as mudanças e tendências do setor. Ficaram em uma doce lembrança os dias em que você digitava uma longa postagem no blog e assistia os cliques chegarem; se você quiser que os consumidores se envolvam com seu conteúdo, precisará trabalhar para isso.

Acompanhe o mercado da marca, mas principalmente acompanhe a mudança da relação do conteúdo com seus clientes. 

 

Considere implementar essas práticas recomendadas do setor pela Agência Baloodesign para ajudar a alimentar sua estratégia de conteúdo. Caso precise de ajuda e deseje uma estratégia com conteúdos relevantes clique aqui e entre em contato!