jun 25, 2020

Kurt Vonnegut visualiza as histórias mais populares de nossa civilização – Storytelling

Sim, vamos falar de Kurt Vonnegut. Como contadores de histórias que se baseiam em resultados, tendemos a defender e a permitir que os dados falem mais alto. É a nova onda sim, mas não se engane. Nem mesmo a Netflix conseguiu emplacar histórias apenas com dados extraídos do seu algoritmo. Podemos enquadrar, apresentar, fornecer contexto, gráficos, números e mais números, mas no final gostamos mesmo (e o público também) de mostrar a história acima de tudo.

Então, quando recentemente nos deparamos com um vídeo antigo do amado contador de histórias Kurt Vonnegut***, visualizando arcos de histórias como um verdadeiro cientista de dados, foi arrebatador. Reviver esse vídeo e ver Vonnegut esfregar conceitos tão atuais na nossa cara com “giz” na mão foi mágico. É o resumo de tudo que falamos diariamente para nossa equipe e clientes.  (Narração de histórias + visualização de dados + visualização de dados sobre narração de histórias = mentes estouradas)

*** Observação – PQP! Se você nunca escutou esse nome pare agora. Entre na Amazon e compre os livros “Café Da Manhã Dos Campeões” e “Matadouro-cinco“. Eu garanto que será uma boa leitura mesmo que você não goste do gênero ou até do livro.

 

 

Como Vonnegut mostra, as histórias, não importando o meio, podem ser examinadas de uma maneira profundamente científica.

Atualmente, contamos muitas histórias com computadores e dados, é a nossa especialidade. Mas as formas que Vonnegut desenha à mão livre são profundamente bonitas em sua simplicidade.

Vonnegut mostra que toda história pode ser visualizada: a atração magnética dos personagens, a meticulosa trama de temas, o confronto glorioso do bem e do mal a sua escolha. De fato, observa Vonnegut, muitas vezes contamos as mesmas histórias várias e várias vezes. Vamos olhar mais de perto alguns exemplos:

 


A cada século, os contadores de histórias desenvolvem dados humanos (emocionais, mentais, sociais, filosóficos, políticos, econômicos, religiosos etc.) e criam crônicas desafiadoras do mundo em evolução. Mas, como Vonnegut aponta, um milhão de histórias podem ser contadas de uma única forma.

Para aprofundar um pouco mais. Separamos o vídeo abaixo e esperamos que todos aproveitem mais as histórias em suas marcas, produtos e principalmente em suas vidas.

 

 

Quer mais sobre como criar um ótimo marketing de conteúdo?

 

 

Claro, se você precisar de uma ajudinha com seu conteúdo, adoraríamos conversar.