6 de fevereiro de 2021

115 Recursos e ferramentas de marketing de conteúdo para tornar sua vida mais fácil

Detalhes. O marketing de conteúdo é um processo diário que envolve muitos detalhes. Seja construindo uma estratégia de conteúdo sólida ou estabelecendo uma linguagem visual para a gravação de um vídeo, o marketing de conteúdo não é um processo simples, ele exige muito das pessoas e principalmente da capacidade de trabalhar com temas inusitados em grandes quantidades. 

Para iniciantes ou profissionais experientes, se você está fazendo marketing de conteúdo de forma correta, deve estar se sentido atolado e isso é compreensível. Felizmente, existem muitos recursos e ferramentas de marketing de conteúdo para ajudá-lo a fazer seu trabalho e gerenciar sua equipe de forma rápida e eficiente.

Com objetivo de tornar o seu dia a dia durante a jornada do marketing de conteúdo mais simples, separamos mais de 100 recursos e ferramentas para ajudá-lo a atingir seus objetivos, sem que o nível de estresse atinja um ponto sem volta. 

Essa lista é tudo que você precisa para fazer seu trabalho de forma profissional para o seu negócio ou para seus clientes. Seja na busca por uma grande inspiração de conteúdo, na procura por dicas de redação ou simplesmente tentando encontrar a foto ideal para sua postagem, a lista de ferramentas para marketing de conteúdo irá ajudar você a alcançar todos os seus objetivos. Aliás, se você conhecer uma ótima ferramenta que não está na lista, envie um e-mail para nós que iremos adicionar para todos.

Uma excelente leitura!

 

Recursos de Marketing de Conteúdo: Inspiração.

  1. 9 Dicas Para Ajudá-Lo A Encontrar Novas Histórias Para O Seu Marketing De Conteúdo: encontre mais inspiração para o seu marketing de conteúdo.
  2. Alltop: um agregador de notícias populares da internet.
  3. Google Notícias: agregador de notícias do Google.
  4. Answer The Public: descubra as principais perguntas que as pessoas fazem ao Google.
  5. Brainpickings: informações multidisciplinares, abrangendo arte, ciência, design, história, filosofia e muito mais.
  6. BuzzSumo: insights sobre o conteúdo mais compartilhado sobre qualquer tópico.
  7. Brandwatch: pesquise os subtópicos que os usuários da web estão lendo e escrevendo sobre uma determinada palavra-chave.
  8. Unmetric Discovery: ferramenta para ajudar a descobrir inspiração, oportunidades de pesquisa e colaboração entre equipes.
  9. Feedly: agrega todo o conteúdo de suas publicações, blogs e palavras-chave favoritos.
  10. Digg: notícias, estatísticas e tópicos de tendência.
  11. Forekast: um registro em tempo real dos próximos eventos e feriados.
  12. Google Trends: rastreia assuntos de tendência. 
  13. Calendário Brasil: principais feriados brasileiros.
  14. Gerador de ideias de conteúdo da Portent: gera ideias com base em palavras-chave.
  15. Dicas para fazer seu blog crescer: guia detalhado de Adam Enfroy para começar seu blog ou fazer com que ele tenha um ótimo desempenho.
  16. Trendspottr: mostra tendências emergentes e conteúdo pré-viral.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Copywriting.

  17. Blog de Ann Handley: ótimas dicas de um grande escritor.
  18. AP Stylebook: feed do Twitter que posta dicas do AP Style para redação de notícias.
  19. Marcas E Suas Histórias Como Vantagens Competitivas: descubra como transformar histórias em vantagens competitivas.
  20. Capitalize My Title: ferramenta útil para mudar a formatação do título.
  21. Guia de escrita: Como conceber um texto com clareza, precisão e elegância:  nesse livro divertido e instrutivo, Steven Pinker repensa o manual de uso da língua, trazendo-o para o século XXI.
  22. Grammarly: plugin útil do Chrome para detectar erros de ortografia e gramática.
  23. Mind Meister: ótima ferramenta para gestão de ideias e brainstorming.
  24. Headline Analyzer: analisa as manchetes para SEO e palavras atraentes.
  25. Copyscape: evite cópias ou plágios de conteúdo por descuido. 
  26. Plagiarisma: outro identificador de citações e plágios em artigos.
  27. TapRun: mais de 53 dicas para fazer sua escrita explodir.
  28. Thesaurus.com: referência rápida para sinônimos.
  29. Sinônimos.com.br: busca de sinônimos em português.
  30. Gerador de títulos:  gere títulos sólidos para SEO.
  31. Ferramenta Geradora de Título Teknologya: outra ferramenta útil para encontrar as melhores manchetes.
  32. Fat Joe Title Generator: permite gerar 100 títulos em um clique.
  33. Transfluent: traduções profissionais para seu público global.
  34. Sobre escrever bem, de William Zinsser: princípios de como escrever bem sobre qualquer assunto.
  35. RhymeZone: encontre rimas, sinônimos, adjetivos e muito mais!

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Ferramentas de Criação.

  36. WordHippo: encontre sinônimos, antônimos ou palavras que rimam. Pesquise coisas como “advérbio de” e “palavras contendo”.
  37. All The Free Stock: imagens, vídeos, músicas e ícones gratuitos.
  38. Audacity: grave, edite e publique podcasts e entrevistas com este software gratuito.
  39. Contentful: CRM que permite que editores e desenvolvedores supervisionem e forneçam conteúdo em aplicativos móveis e da web.
  40. Coolors: ferramenta para gerar paletas de cores.
  41. Creative Marketing: um mercado online para ativos de design feitos à mão, como gráficos, fontes, fotos e muito mais.
  42. Typogui: recurso para design de tipografias.
  43. The Data Visualisations Catalogue: ótima maneira de aprender sobre visualização de dados.
  44. The Noun Project: uma enorme biblioteca de ícones.
  45. Pexels: site para fotos gratuitas de alta qualidade.
  46. Pikwizard: biblioteca de imagens gratuitas, incluindo muitas fotos de alta qualidade centradas nas pessoas.
  47. Raw Pixel: imagens gratuitas, PSDs e vetores.
  48. Unsplash: site para fotos gratuitas de alta qualidade. 10 novas fotos a cada 10 dias.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Inspiração de Design.

  49. Awwwards: encontre anúncios premiados pelo design, criatividade e inovação na internet.
  50. Call to Idea: inspiração para web design.
  51. Behance: site de portfólio para pesquisar diversos tipos de trabalhos.
  52. Designspiration: uma maneira simples de buscar inspiração para qualquer projeto relacionado a design.
  53. Dribbble: local de portfólio para encontrar designers autônomos.
  54. Grain Edit: exemplos de design vintage das décadas de 1950 a 1970.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Ferramentas de Gestão de Projetos.

  55. Basecamp:  crie listas de tarefas, colabore com sua equipe e envie aprovações para o cliente.
  56. Dropbox: armazene, compartilhe e organize seus arquivos em um local seguro na nuvem.
  57. Calendário Google: personalize o seu calendário para um dia mais produtivo.
  58. InvisionApp: colabore com os membros da equipe no feedback do projeto, analise e aprove projetos em protótipos interativos antes de entrarem em desenvolvimento.
  59. WeTransfer: transfira arquivos pesados em minutos e com segurança.
  60. WorkFront: planeje, preveja, colabore, evolua e entregue o melhor trabalho.
  61. Toggl Plan: uma ferramenta para gerenciamento de projetos e planejamento de equipes.
  62. Trello: organize projetos com painéis Trello e colabore facilmente com outros membros de sua equipe.
  63. Slack: um aplicativo de mensagens instantâneas com todos os recursos de e-mail e muitas integrações.
  64. Smartsheet: cronogramas compartilháveis ​​e agendamento de tarefas para qualquer projeto.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Publicações.

  65. Copyblogger: blogs, podcasts e lições sobre como dominar a arte do marketing de conteúdo.
  66. Content Marketing Institute: dicas, estudos, entre outras sugestões do instituto.
  67. HubSpot Academy: estudos de caso, treinamentos e outras coisas para se inspirar.
  68. Kapost: plataforma de marketing de conteúdo B2B com recursos adicionais, como webinars, modelos e e-books.
  69. Marketing Land: artigos especializados em marketing de conteúdo.
  70. MarketingProfs: um hub virtual para recursos de marketing online, artigos, tutoriais e treinamentos.
  71. Moz Blog: SEO e conselhos de marketing, instruções e percepções.
  72. NewsCred: plataforma e informações para criação, distribuição e medição de marketing de conteúdo.
  73. Blog de Neil Patel: ótimas dicas sobre SEO, crescimento do seu blog, etc.
  74. Search Engine Land: tudo o que você precisa saber sobre SEO.
  75. Blog de Seth Godin: pensamentos incríveis de um gênio de marca.
  76. The Content Strategist: as melhores e mais recentes notícias do setor da Contently.
  77. O bate-papo com Steli e Hiten: percepções e conselhos acionáveis ​​direto das trincheiras da vida de inicialização e negócios.
  78. Tom Tunguz: informações sobre VCs e marketing de conteúdo.
  79. Guia Completo de Marketing de Conteúdo B2B:  tudo o que você precisa saber para trabalhar com marketing de conteúdo em empresas B2B.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Ferramentas Sociais / de Distribuição.

  80. Buffer: ferramenta para gerenciamento de mídia social.
  81. BuzzStream Discovery: encontre os influenciadores certos para seus esforços de marketing de conteúdo.
  82. Tudo O Que Você Precisa Para Elaborar Uma Estratégia De Distribuição De Conteúdo: dicas para fazer a melhor distribuição do seu conteúdo.
  83. CoSchedule: calendário editorial de blog tudo-em-um e ferramenta de publicação social para WordPress.
  84. Etus: para quem busca agendar, emitir relatórios, captar leads e atender o SAC em redes sociais.
  85. ContactOut: uma ferramenta para localizar números / e-mails (útil para contatar jornalistas e publicações).
  86. ZoomInfo: obtenha dados de contato para fechar negócios mais inteligentes.
  87. Curata: organize conteúdo para se tornar uma referência de conteúdo.
  88. Guia para criação de conteúdo de mídia social: dicas úteis para a criação de conteúdo social atraente da Firm of The Future.
  89. Hootsuite: gerencie até 35 redes sociais diferentes. Personalize seu feed, programe postagens e rastreie análises.
  90. MailChimp: crie várias listas e segmentos para marketing por e-mail direcionado.
  91. Meet Edgarr: uma ferramenta que agenda e cataloga suas atualizações de mídia social.
  92. Narrow Social: construa seus seguidores sociais no Twitter.
  93. Nuvi: visualizações de dados sociais.
  94. Calendário De Conteúdo Para Mídias Sociais 2021: 365 dias de publicações nas mídias sociais prontas para uso.
  95. SlideShare: carregue e compartilhe suas apresentações em PowerPoint, documentos em Word ou portfólios Adobe PDF.
  96. Tweetdeck: um painel personalizável que exibe cronogramas, tendências, hashtags e muito mais.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Otimização / Automação de WEB / SEO

  97. 6 maneiras de fazer pesquisa de palavras-chave: dicas úteis sobre como encontrar as melhores palavras-chave.
  98. AeroLeads: software de prospecção e geração de leads all-in-one.
  99. Crazy Egg: veja onde os usuários estão clicando em seu site com relatórios de mapa de calor.
  100. GetSiteControl: ferramentas para pop-ups de boletins informativos, redes sociais etc.
  101. Google Analytics: monitore o comportamento de todos os visitantes do site.
  102. Semrush: a ferramenta ideal para o seu SEO.
  103. LeadQuizzes: captura leads por meio de questionários e conteúdos envolventes.
  104. Otimize: teste e personalize seu site e aplicativos móveis.
  105. OptinMonster: capture leads com formulários personalizados.
  106. Picreel: aumenta as taxas de conversão e recupera visitantes com carrinhos abandonados.
  107. Sumo: ótimas ferramentas para ajudar a aumentar o tráfego do site e os leads.
  108. Unbounce: crie páginas de destino que convertem.
  109. WPForms: um plugin de formulário de contato para WordPress.
  110. Yoast: otimização de sites e SEO.

    Recursos de Marketing de Conteúdo: Miscelânea.

  111. Brian Balfour: ótimos ensaios sobre hacks para aquisição e crescimento de clientes.
  112. Coursera: cursos on-line nas melhores escolas, acessíveis para as massas.
  113. Domestika: cursos on-line gravados por profissionais de comunicação.
  114. Lynda.com: encontre tutoriais em todos os níveis, desde assuntos técnicos e específicos de software até gerenciamento de projetos e treinamento de liderança.
  115. Product Hunt: uma curadoria contínua de novos produtos e ferramentas.

 

Como criar um marketing de conteúdo mais forte?

Ferramentas e recursos podem ajudá-lo em todos os aspectos do marketing de conteúdo, mas é importante ter sua estratégia definida, sua equipe alinhada e suas habilidades de narrativa à altura. Caso precise de ajuda para desenvolver sua estratégia de conteúdo ou simplesmente queira bater um papo, envie uma mensagem para nós.