1 de setembro de 2021

Como encontrar ideias de conteúdo para boas campanhas de marketing

Quem nunca se viu com problemas para conseguir uma ótima ideia para uma campanha de marketing? Sabemos que uma boa ideia não aparece da noite para o dia, é preciso inspiração e criatividade. 

 

Se o seu brainstorm não resulta em nada, calma! Ainda é possível trazer a criatividade e a originalidade  de volta para sua campanha de marketing. 

 

Por mais frustrante que possa ser não encontrar a melhor ideia, há várias maneiras de conseguir ter uma luz e avançar na produção do conteúdo.

 

7 dicas úteis para suas campanhas de marketing

 

Queremos que você tenha sempre inspiração para a criação de conteúdo em suas campanhas de marketing. Separamos algumas ideias para ajudar você a contar histórias!

 

1 – Use dados internos

 

Você já se deu conta do tanto de informações que sua empresa possui e que podem ser usadas para criar um conteúdo original e interessante ao público? Os dados são um ótimo jeito de ganhar credibilidade.É possível, por exemplo, criar tabelas e gráficos com esses dados.

 

Para se ter uma ideia, o LinkedIn produziu um relatório mensal falando sobre a força de trabalho americana após analisar mais de 133 milhões de perfis de trabalhadores e 20 mil perfis de empresas. É um conteúdo bastante valioso para quem busca essas informações, além de reforçar o valor da sua própria marca.

 

2 – Fornecer transparência em sua empresa

 

Apresentar o valor da sua marca é bastante importante, e muitas vezes é possível fazer isso com boas ideias de conteúdo.

 

Há diferentes maneiras de conseguir isso, como anunciar um novo produto, comemorar uma data especial da empresa ou compartilhar uma história interessante. Uma outra ideia é compartilhar os bastidores da sua empresa ou serviço. 

 

3 – Pense no conteúdo que seu público fornece

 

Uma boa ideia é aproveitar um conteúdo que é gerado ou criado pelos próprios usuários. Sabemos que os clientes gostam de comentar, compartilhar, dar sugestões, enfim, gostam de fazer parte da comunidade da marca. E é possível aproveitar tudo isso, com os seguintes artifícios:

 

  • Enquetes;
  • Questionários;
  • Pesquisas;
  • Concursos.

 

Com as respostas que chegam, a empresa consegue compartilhar apenas o conteúdo ou transformar todas as informações em uma outra ideia ainda melhor. 

 

4 – Utilizar novamente um conteúdo já existente

 

Quantos conteúdos você já produziu ao longo dos últimos anos? Bem provável você já tenha um bom conteúdo publicado, então que tal aproveitar ele em uma nova campanha?

 

  • Atualize o conteúdo. Caso você tenha uma campanha pronta de alguns anos atrás, talvez seja o momento de atualizar ou aumentar o conteúdo e entregar uma nova campanha com mais valor para as pessoas. 
  • Misture conteúdos. Um infográfico já pronto pode ser utilizado dentro de uma postagem em blog, por exemplo. Aproveite o material em diferentes mídias. 
  • Use dados novos. Dados atuais sempre trazem mais credibilidade ao conteúdo produzido. Mantenha ele sempre atualizado.
  • Adapte o conteúdo para outros formatos. Você já pensou transformar aquele eBook antigo em um infográfico? É possível também usar um texto de blog para fazer postagens em redes sociais. 

 

5 – Conte com as ideias de seus especialistas

 

As boas histórias podem vir de diferentes lugares: dos dados da empresa, como já falamos antes, e também da sua equipe.

 

O conhecimento dos profissionais e especialistas pode ser bastante útil para trazer ideias de conteúdo, e você pode aproveitar o conhecimento deles para fazer sua marca ganhar credibilidade com o público. Já pensou em usar a expertise dos profissionais para criar conteúdo? Tente os seguintes formatos:

 

  • Entrevistas;
  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Blog;
  • Tutoriais.

 

6 – Aborde novos temas e perspectivas

 

Cada vez mais, vemos uma infinidade de conteúdo sendo produzido pelas empresas, e é bem provável que sua marca já tenha abordado algo que seu concorrente também já o fez. Isso está errado? Claro que não! Mas há sempre oportunidades de pensar em algo que ainda não foi abordado.

 

Como conseguir isso?

 

  • Conheça a jornada de seu comprador. Mapeie toda a jornada para saber o que as pessoas estão querendo em cada estágio, para direcionar melhor sua campanha de marketing. Após isso, avalie todo seu conteúdo para saber se está no caminho certo.
  • Palavras-chave. Identifique quais são as palavras-chave mais indicadas para segmentar o conteúdo.
  • Use ferramentas da Internet. Procure por sites que ajudam você a saber o que as pessoas estão perguntando sobre determinados assuntos ou palavras-chave. O site ‘Answer the public’ é uma das ferramentas mais indicadas.

 

7 – Pense nos feriados e datas comemorativas

 

Datas comemorativas sempre podem render bons conteúdos, desde que ela tenha relevância com a sua marca. Evite, no entanto, abordar algumas datas e feriados que podem trazer polêmicas (como algo relacionado à política).

 

Verifique o calendário anual para saber quais datas valem a pena investir. E crie algo que traga conexão com seu público. 

 

Criando a campanha de marketing

 

Ter uma boa ideia de conteúdo é apenas o começo do trabalho para uma boa campanha de marketing. Para que o conteúdo seja eficaz, é preciso ainda seguir outros processos.

 

Acompanhe no nosso blog mais novidades sobre campanhas de marketing e, querendo mais informações, entre em contato com a gente.